São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

TERROR: Roma e Vaticano voltam à normalidade. Líderes islâmicos de peso aceitam as explicações do Papa Ratzinger.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, setembro 2006.

Alívio no Vaticano, depois do fora-papal.


O Guia Supremo dos xiitas, Ali Khamenei, afirmou que o papa Bento XVI não teve por meta ofender os islâmicos.

O presidente xiita do Irã, Mahmud Ahmadinejad, partiu para o caminho da distensão. Concluiu que as palavras do papa foram mal interpretadas. Além disso, em Nova York, onde participa da Assembléia Geral da ONU, só falou sobre a questão nuclear, ou melhor, não tocou na polêmica protagonizada por Ratzinger.

Na Turquia, o premier e o Grande Mufti (líder islâmico espiritual turco) esperam pela visita do papa, que ocorrerá no final deste ano.
Em síntese, a iniciativa diplomática vaticana deu certo para acalmar ânimos antipapais.

Os órgãos de segurança da Itália informaram não mais haver risco de ataques terroristas por extremistas desagradados com a fala do papa na Universidade de Regensburg (Alemanha-Baviera).

.......................

RETROSPECTIVA.
IBGF, 18 setembro de 2006.

As ameaças chegaram via web. O papa Ratzinger é descrito como cumplice do "exército de cuzados" dirigidos por Bush. Fala-se em "Guerra Santa para conquistar Roma"
A ameaça via web vem do chamado Conselho dos Mujahidin, uma sigla terrorista do Iraque e ligada à rede da Al Qaeda.
Consta do texto: " Depois que o o portador da bandeira cruzada,- o bobalhão Bush--, anunciou a nova campanha dos cruzados contra o Afeganistão e o Iraque, eis que surge o servo da cruz, um papa do Vaticano que como Bush ataca o Islã e ofende o profeta, isso no seu discurso sobre a Jihad".
Paralelamente, a União Européia (UE) criticou as reações excessivas ao discurso do papa Bento XVI. No comunidado da UE consta que as reações são "desproporcionais e inaceitáveis"
. O comunicado da coligada iraquiana da Al Qaesa termina com ameaças contra o Ocidente, " da qual Roma é a capital simbólica": "Os muçulmanos conquistarão Roma como prometeu o enviado de Alá e assim como já conquistamos Constantinopla no passado


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet