São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

TERROR. Anunciada a prisão do número 2 da Al Qaeda no Iraque.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch



Em Junho de 2006, soldados norte-americanos mataram Abu Musab al-Zarqawi, que era o chefe da Al Qaeda no Iraque. O posto vago, por designação de Osama bin Laden, acabou ocupado por Abu Ayyub al-Masri
O vice de Al Masri é Hamed Juma Fris al Saidi (também conhecido por Abu Rana ou Abu Human), cuja prisão foi anunciada neste domingo (3/9/2006).
Pelo revelado, Hamed Juma Fris al Said tinha sido capturado em junho de 2006, mas tudo permaneceu em segredo.
A prisão foi anunciada em Bagdad por Mowaffak al-Rubae, chefe da segurança do Iraque. Ela teria ocorrido no notre do Iraque, na cidade de Baquba.
Segundo Mowaffak, "Al Saidi, conhecido por Abu Rana, foi capturada na metade do mês de junho, em lugar não distante onde ocorreu a eliminação de Zaeqawi. Ele se escondia numa casa onde residiam algumas famílias. Procurou usar mulheres e crianças como escudos humanos, quando os policiais cercaram a casa para capturá-lo".
Arrematou Mowaffak:"Posso concluir que a Al Qaeda no Iraque foi duramente golpeada" Ele anunciou, ainda, a prisão e a morte de cerca de 20 militantes da Al Qaeda. Para o chefe da segurança do Iraque, Al Saidi (Abu Rana ou Abu Humam) era o chefe hierárquico de Haithem al-Badri, que foi o responsável pelo atentado ocorrido contra a repleta mesquita de Samarra.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet