São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

TRÉGUA. O cessar fogo chegou ao sul do Líbano. Nasrallah provoca e hezbollah canta vitória.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

14.8.2006.

1.O estado de saúde do ex-premier Ariel Sharon agravou-se nas últimas horas.

2. A trégua com base na Resolução 1710 da ONU começou às 7 horas do Líbano ( Brasil com seis horas a menos). No combate noturno que precedeu a trégura morreram 7 libaneses e 2 reservistas do exército israelenses. Depois do cessar fogo morreram 6 membros do hezbollah.

3.O líder do hezbollah está exultante.

No canal de televisão "Al-Manar", pertencente ao hezbollah e que voltou ao ar, Nasrallah falou em "triunfo estratégico" e prometeu ajuda à população.

4. Enquanto isso, na Faixa de Gaza, foram seqüestrados dois jornalistas da Fox News e se fala em ato criminoso de membros do Hamas palestino.

Apesar da euforia, teme-se, no Líbano, por uma nova guerra civil: Nasralla, pelos xiitas, é visto como um novo Saladino (sultão do Egito, Síria e Persas, combateu os criãos, como chefe militar vitorioso, nas últimas Cruzadas e recuperou terras que o Islã tinha perdido), a empolgar as massas.

Os cristão maronitas, drusos e muitos sunitas, insitem, cada vez mais, que o hezbollah preste contas das suas ações unilaterais, como o início das ostilidades (seqüstro de 2 soldados e mísseis contra território de Israel) e que recaíram sobre todos os libaneses.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet