São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

TERROR: O líder da Al Qaeda no Iraque, Al Zarqawi, é morto em ataque aéreo.

Por IBGF/WFM

IBGF,8 junho 2006.





O líder da Al Qaeda no Iraque, Abu al Zarqawi, foi morto por ocasião de um ataque aéreo. Estava dentro da sua habitação, quando atingido. O ataque fora planejado e visava atingir Zarqawi e membros do seu grupo terrorista, em local próximo à cidade de Baquba.

O anúncio da morte de Zaqawi foi feito pelo premier iraquiano Al Maliki. Além de Zarqawi foram mortos 5 outros terroristas.

Posteriormente, o general norte-americano George Casey, responsável pelas tropas dos EUA no Iraque, anunciou e mostrou o retrato de Zarqawi.

Para Bush, foi uma grande vitória contra o terror no Iraque. Segundo o general norte-americano Willian Candwell, o sucessor de Zarqawi será o egípcio Abu Al Masri, que era o subcomandante .

No site Al Qaeda, está confirmada a morte de Zarqawi, lugar-tenente de Bin Laden para o Iarque.
Homem de mil faces, Zarqawi foi morto, -- dentro da casa que habitava--, por bombas jogadas por aviões.


Zarqawi era jordaniano. Seu pai chefiava uma tribo árabe que se refugiou na Jordânia.

Para Michael Clarke, --diretor do Policy Institute do King´s College de Londres, "Al Zarqawi influenciava pelo menos 10 mil combatentes e seu muitos dos sunitas incomodados com a tomada de espaços de poder pelos xiitas.

O representante da NATO, James Appathurai, interrompeu uma reunião extraordinária e frisou que a morte de Zarqawi entraria na pauta da parte da tarde. Indagado por jornalistas, respondeu: "Zarqawi não fará nenhuma falta".

Os norte-americanos ofereciam um prêmio de US$25 milhões pela cabeça ou informações que levassem a Zarqawi. Até agora, não se sabe como as informações chegaram ao comando norte-americano e por meio das quais foi possivel localizar a sua habitação, próxima à cidade de Baquba. Zarqawi tinha 39 anos de idade, combateu no Afeganistão e, por Bin Laden, era chamado de o "Principe da Al Qaeda no Iraque".

Para os terroristas e a comunidade sunita que apoia a insurgência no Iraque, Zarqawi já considerado um mártir. No Iraque, ele começou liderando um grupo de resist~encia denominado Tawhid Wal Jihad. Esse grupo conectou-se à rede da Al Qaeda e trocou de nome, assumindo a posição de representação da Al Qaeda no Iraque, sob o comando de Zarqawi.
Antes de integrar a Al Qaeda, Zarqawi jurou submissão hierárquica a Osama bin Laden.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet