São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

Terror: Marrocos causa preocupação

Por Jaime Spitzcovisky

Editor-chefe do Jornal do Terra

O início das investigações sobre os atentados de Madri dirige o foco para um país antes considerado uma ilha de tranqüilidade: Marrocos. Avalia-se que terroristas marroquinos estejam por trás dos ataques da semana passada e que possam estar ligados ao mesmo grupo que promoveu explosões simultâneas na cidade de Casablanca, em maio passado, matando mais de 40 pessoas.

Chamado de Salafia Jihadia, o grupo fundamentalista marroquino teria ligações com a Al Qaeda de Osama bin Laden. Os ataques em Casablanca atingiram alvos judaicos e espanhóis e também se apoiaram em explosões simultâneas. Detalhe: com explosivos acondicionados em mochilas, como ocorreu nos trens em Madri.

Marrocos, nos anos 90, despontava como um país ainda relativamente imune ao fundamentalismo islâmico que vicejava na Argélia. Por sua proximidade com a Europa e os fortes laços com Espanha e França, Marrocos era freqüentemente colocado fora das listas de berços de grupos fundamentalistas. No entanto, já na preparação e nos ataques de 11 de setembro, verificou-se também a participação de terroristas marroquinos.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI279569

© Copyright 2004,Terra Networks, S.A


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet