São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

Bin Laden. O vídeo é recente. A barba pode ter sido retocada (pintada) por computador.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

7 de setembro de 2007.



Vídeo com Bin Laden é recente?. Veja abaixo a imagem de outubro de 2004 (última aparição)

imagem de outubro de 2004.


Durante o dia de hoje, poucos acreditaram na atualidade do vídeo que difundiu a As Sahab, agência de propaganda da Al Qaeda.

No vídeo, Osama bin Laden aparece envelhecido, mas com a barba toda negra. Na sua última aparição, em outubro de 2004, Laden tinha a barba toda acinzentada, ou seja, naquela fase de passagem para o branco.

Para especialistas, seria mais uma tentativa de chamar a atenção para o 11 de setembro que se aproxima, num momento que até fundamentalistas radicais islâmicas duvidam que Laden ainda esteja vivo.

Outro dado decorrente do sumiço de Laden, é que o seu lugar na mídia foi ocupado, com muitas aparições, pelo médico egípcio Al Zawahiri, segundo na hierarquia alqaedista, e pelo líbio Al Liby, que está numa queda-de-braço com o referido Zawahiri.

A reviravolta começou a ocorrer depois do noticiário vespertino da CNN e ABC News. Elas noticiaram que o vídeo com Osama bin Laden foi preparado cerca de um mês atrás. Isto porque Bin Laden cita a eleição de Sharkozy e mais um aniversário da bomba de Hiroshima, que ocorreu em 6 de agosto passado.

Pano Rápido. É evidente que tudo pode ter sido montado. Os peritos ainda não concluíram que a voz que é transmitida é de Bin Laden. Quanto ao texto, fala de temas atuais do Iraque, da eleição dos democratas, etc. Convém aguardar, pois Bem Laden manteve-se em silêncio sobre fatos graves e importantes ocorridos anteriormente, ou seja, em outubro de 2004.

Walter Fanganiello Maierovitch, de Roma.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet