São Paulo,  
Busca:   

 

 

Terror//Insurgência

 

SECRET: Novidades sobre a morte Che Guevara.

Por IBGF/WFM

Guevara, executado um dia depois da sua captura em La Higuera (Bolívia).



OLHO.

No final da presidência de Bill Clinton, o Congresso autorizou a abertura de arquivos sobre a morte de Guevara.
Documentos inéditos foram analisados. Um levantamento realizado por Vincenzo Vasile e Mario J.Cereghino, que acabam de lançar o livro "Che Guevara Top Secret", destroem a tese de que a morte de Guevara, um dia depois da sua capturado, foi determinada pela CIA.

.................
MATÉRIA.

No dia 8 de outubro de 1967, Guevara foi ferido e capturado por um pelotão antiguerrilha do exército boliviano. Numa escola da aldeia de La Higuera, onde ocorreu a captura, ele foi executado.
Pela documentação analisada pelo escritor Vasile e pelo pesquisador Cereghino, a CIA desejava evitar que a insurreição comandada por Guevara terminasse com a sua morte. Se a morte ocorresse, na avaliação da CIA, seria explorada como um assassinato preparado pelos serviços secretos dos EUA. À época, a ditadura boliviana de Barrientos era apoiada pelos EUA.

Pela pesquisa, a CIA queria manter o revolucionário Guevara vivo, "a qualquer custo". No momento e para a inteligência norte-americana, o fenômeno Guevara continua encoberto de dúvidas, prejulgamentos, despistagens e falta de informações.

............................
ANOTAÇÕES.
Ernesto Guevara de la Serna nasceu na Argentina, cidade de Rosário, em 14 de junho de 1928.

Estudou medicina. Conheceu Fidel Castro na metade dos anos 50, na cidade do México. Com Fidel participou da revolução para derrubada do governo corrupto de Fulgêncio Batista.

As tropas revolucionárias comandadas por Fidel conquista a Ilha em 1959 e Guevara torna-se um homem-de-estado.

Em 1965 deixa Cuba para exportar a revolução para outras partes do mundo, dentre elas Congo Belga e Bolívia. Na Bolívia acaba capturada em 8 de outubro de 1967, em La Higuerra. Seus restos mortais foram entregues a uma missão governamental cubana, em 1997. IBGF, 30 de novembro de 2006. IBGF, 30 de novembro de 2006.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet