São Paulo,  
Busca:   

 

 

Entrevistas

 

ANGIOLO PELLEGRINI: bingos e máfias italianas, o jogo eletrônico no Brasil

Por Assimina Vlahou

*Entrevista concedida à Revista Carta Capital. Angiolo Pellegrini, agora general carabineiro, apurou, na direção de investigação antimáfia de Roma, operações de lavagem de dinheiro de drogas em jogos de azar, como o bingo, e as ramificações no Brasil, República Domenicana e Rússia

Pellegrini trabalhou com os juizes Giovanni Falcone e Paolo Borselino, assassinados pela Máfia. Dirigiu, também, à repressão à Cosa Nostra, em Palermo, e a N´Drangheta, na Calábria.

No Brasil, tem publicada a obra Criminalidade Organizada, uma edição da editora Jurídica Brasileira.

ENTREVISTA

AV.- Exitiu a conexao Italia-Brasil, mencionada na Operaçao Malocchio e relativa à lavagem de dinheiro da droga em maquinas eletronicas de jogos de azar?

Pellegrini- Para nós, a conexao existiu.

O grupo chefiado por Fausto Pellegrinetti, traficava droga e lavava o dinheiro proveniente deste trafico em diversas atividades e diferentes paises, inclusive no Brasil, através de Lillo Lauricella. Isso foi certificado com uma sentença nos 3 graus de juizo que da’ o caso como encerrado na Italia.

Lauricella e Pellegrinetti foram condenados com base nas informaçoes apuradas pela Operaçao Malocchio. No Brasil eles se dedicavam ao jogo de bingo. cujas maquinas compravam na Espanha e enviavam para o Brasil onde eram montadas e colocadas em circulaçao.

AV.- Como os senhores comprovaram a existencia desta conexao?

Pellegrini- A ligaçao foi evidenciada através de material de escuta telefônica. Houve também uma rogatória internacional e estivemos no Brasil em 1999

Entregamos o texto da rogatória e informaçoes levantadas pela nossa equipe ao Doutor Walter Fanganiello Maierowitch- na época Secretário Nacional Anti Drogas da Presidência da Republica.

Durante nossa estadia pedimos informações sobre as sociedades do setor de jogo de bingo que tinham ligaçao com a organizaçao que estavamos investigando. Fizemos também algumas inspeções. Nelas ficou claro por exemplo que a Nevada tinha relaçao com a Recrativos Franco da Espanha.

Na sede da Nevada- um galpao de 1300 metros quadrados abandonado poucos meses antes da nossa chegada, encontramos peças de maquinas para jogos eletronicos, compradas por Lauricella e Pellegrinetti. Havia tambem manuais de assistência técnica para modificar a composiçao eletronica das maquinas, alem de documentos alfandegarios que as acompanhavam. Esses documentos estavam em nome de Ref International de Miami com destino final Bingomatic.

AV- Qual foi o papel da Astro Turismo?

Pellegrini- Essa sociedade mantinha contato com Lauricella no ambito da gestao das maquinas eletronicas no Brasil e num giro de dinheiro atraves de alguns bancos cujo nome nao recordo. Nao posso afirmar se a Astro Turismo recebeu dinheiro diretamente ou se apenas gerenciava as maquinas. Havia um contato e isto ficou claro. A atividade e’ mais clara quando se fala em Bingomatic Eletronic, Nevada, Betatronic e Jerbra ( com sede em Jersey), sociedades ligadas entre si.

4- Na Itaia se aplica o principio de direito penal de territorialidade? Os brasileiros da conexao nao foram processados por que suas açoes ocorreram so’ no Brasil?

Pellegrini- Existe uma questao de territorialidade sim. Nao foi nem e’ de nossa competencia verificar a eventual responsabilidade de cidadaos brasileiros. A autoridade judiciaria italiana investiga apenas cidadaos italianos por crimes cometidos na Italia e no exterior ou estrangeiros que cometem crime em territorio italiano. Nos investigamos a banda chefiada por Pellegrinetti e Lauricella e o percurso para a lavagem do dinheiro proveniente do trafico de droga.

Nao fizemos investigaçoes no Brasil, mas rogatorias finalizadas a detectar esse dinheiro. Sabemos que eles compraram maquinas de jogo, que fizeram sociedade com algumas empresas e com a familia Ortiz no Brasil, mas a eventual responsabilidade dos Ortiz nao foi verificada por nós. Eles sao brasileiros, as coisas aconteceram no Brasil, portanto nao era de nossa competencia, tanto que isso nao aparece no processo. Nao pudemos nem verificar se os Ortiz tinham conhecimento da procedência do dinheiro usado por Lauricella.

AV- Quando da conexao Italia-Brasil, qual era a fama e os antecedentes de Lauricella e Pellegrinetti?

Pellegrini- Quando iniciamos as investigaçoes da Operaçao Malocchio em 1995, Pellegrinetti era foragido e ainda e’- a policia italiana ainda nao conseguiu dete-lo, apesar da colaboraçao com a Interpol. Sua atividade no trafico de droga e lavagem de dinheiro havia sido detectada atraves de uma outra operaçao: a “Green Ice”, em 1992. Naquela ocasiao ficou clara sua ligaçao com o cartel dos colombianos e com as mafias calabresa e napolitana. Numa das rogatorias que enviamos ao Brasil, pedimos informaçoes para tentar localizá-lo no território , mas nao tivemos resposta

.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet