São Paulo,  
Busca:   

 

 

Imagens e Áudios

 

NOSSO SENTIDO E RESPEITOSO ADEUS AO PAPA- Confira o comentario no Jornal do Terra. Em respeito, apenas voltaremos na segunda feira, as 10 horas.

Por IBGF/WFM





Wálter Maierovitch

Colunista do Jornal do Terra.

João Paulo 2º mudou a Constituição Apostólica em 1996. É a Constituição que estabelece, com o complemento do Código Canônico e a tradição, como se procede no caso de Sede Vacante - morte do papa e conseqüente vazio material na cátedra de São Pedro.

A nova constituição estabelece que, morto o papa, extinguem-se as investiduras nos cargos administrativos da Cúria Vaticana. Essa regra comporta cinco exceções e, dentre elas, o do encargo de cardeal carmelengo. Este é o arcebispo espanhol Eduardo Martinez Somalo. Ele poderá, na morte do papa, nomear três auxiliares: um bispo, um padre e um diácono.

O cardeal carmelengo é que recebe a comunicação dos médicos sobre a morte do papa e decreta o silêncio nos recintos da câmara e do escritório do papa. Pela antiga tradição, cabia ao cadeal carmelengo aproximar-se do papa morto e, com um martelo de prata, dar três leves batidas na testa. A tradição foi quebrada com João Paulo 1º, de curtíssimo tempo de papado.

Pela Constituição Apostólica, o número máximo para o Conclave da eleição do novo papa não poderá exceder a 120 cardeais. Poderá ser nomeado um eleitor "in pectore", cuja escolha como regra recai na pessoa do secretário geral do papa falecido. No caso, Stanislao Dziwisz.

Atualmente, são 117 cardeais com direito a voto, todos com menos de 80 anos. O cardeal que completar 80 anos depois de morto o papa e declarada a Sede vacante não poderá votar no Conclave. O cardeal de Veneza, Marco Cé, completará 80 anos no dia 8 de abril próximo.

No Conclave, a maior bancada será a de cardeais italianos. São 20 italianos impurpurados como dizem seus conterrâneos, por usarem o traje vermelho de cardeal. A segunda bancada é a americana, composta por 11 cardeais.

Embora maior, não há certeza de que a bancada italiana consiga eleger o papa. Quando da eleição de João Paulo 2º, os cardeais italianos eram em maior número. Votaram 118 cardeais e João Paulo obteve 114 votos. Os demais foram para Ratzinger (alemão), Baum (americano) e Sin (filipino).

Na América Latina, são lembrados os cardeais de Santo Domingo (Lopez Rodriguez), Honduras (Osmar Maradiaga), México (Rivera Carrera), Argentina (José Maria Bergoglio) e Brasil (Cláudio Humes). Mas o de maior prestígio é Angelo Sodano, que trabalhou no Chile de 77 a 88 como Núncio Apostólico (representante do papa). Como secretário de Estado do Vaticano, ele é um dos responsáveis pela ponte entre a Santa Sé e as igrejas dos países do terceiro mundo.

Segundo os vaticanistas consultados pelo jornal italiano La Repubblica, os dois candidatos mais fortes são italianos. Ou seja, o arcebisbo de Milão Dionigi Tettamanzi, de 71 anos, e Camilo Ruini, de 74 anos. Ruini preside a Conferência episcopal Italiana, é responsável pelas relações com as igrejas dos países do terceiro mundo. Além de teólogo, Ruini é especializado em política e relações internacionais.

O atual arcebisbo de Milão, Tettamanzi, sempre gozou da estima de João Paulo II, ambos teólogos de fama, acadêmicos e intelectuais reconhecidos. O cardeal Ruini, além de teólogo e visto como especialista em política e relações internacionais.

A idade vem sendo apontada como impeditivo às chances do italiano Carlo Maria Martini (de grande prestígio na Igreja e ex-arcebispo de Milão), do alemão Joseph Ratzinger (já votado para papa) e de Giacomo Biffi, ex-arcebisbo de Bologna.

Por fora, correm os sete cardeais da Cúria. Está fortíssimo o arcebisbo de Viena (Christoph Schonborn) e dois indianos (Ivan Dias e Tlephore Toppo).

O certo é que os integrantes do Conclave poderão manter a linha conservadora de João Paulo 2º ou uma mais aberta-progressista, como aconteceu por ocasião da eleição, sempre na e maravilhosa capela Sistina, de João 23. © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial.


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet