São Paulo,  
Busca:   

 

 

Imagens e Áudios

 

Jogatina Organizada:Assembléia sob suspeita

Por IBGF/Jornal do Terra

Não bastassem as confusões e as suspeitas da federal CPI do Banestado, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) acaba de protagonizar um outro lamentável episódio.

A CPI da Alerj foi aberta para investigar crimes graves praticados ao tempo que Waldomiro Diniz, ex-assessor do ministro José Dirceu, presidia a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). Waldomiro tinha sido ungido na presidência da Loterj no governo da "família" Garotinho.

Até o Supremo Tribunal Federal ajudou na CPI da Alerj. Isso ao entender que a CPI estadual poderia determinar, sem autorização judicial, quebras de sigilos bancário e fiscal. No caso, a CPI da Alerj estava legitimada a quebrar o sigilo de Waldomiro Diniz.

Sem esperar pelas informações da Receita Federal sobre Waldomiro Diniz e, também, sem ouvir figuras importantes em "esquemas" de caixa 2 de campanhas, a CPI da Alerj encerrou os seus trabalhos.

Pior, a CPI apresentou o relatório final (26/10/2004) num momento que transbordava suspeitas de corrupção e de favorecimentos, ou seja, verificou-se um fim melancólico.

A respeito, a revista Veja revelou que Carlinhos Cachoeira tinha fitas gravadas de conversas nas quais o deputado federal André Luiz (PMDB-RJ) tentava-lhe extorquir R$ 4 milhões. Isso para "dar um jeito" na CPI e aliviar Cachoeira.

Na gravação ainda não apreendida e periciada, o deputado André Luiz comprometeu diversos parlamentares cariocas, inclusive os presidentes da Alerj e da própria CPI.

Desse "esquema-sujo" faria parte também a deputada Eliana Ribeiro (PMDB), esposa de André Luiz e eleita quando o mesmo passou a deputado federal.

Depois do escândalo e das negativas do deputado André Luiz, o relatório final da CPI conclui por diversos crimes. Mais ainda, propôs a prisão de Cachoeira e de Waldomiro. De quebra, entendeu pela responsabilidade criminal do deputado federal, conhecido por bispo Rodrigues. Isso, numa retaliação pela suspeita de ele ter dedurado o esquema da extorsão para a revista Veja.

A propósito, o deputado-bispo tinha "afilhados" colocados na Loteria do Rio de Janeiro (Loterj) por Waldomiro, incluída a própria esposa.

Em 19 de agosto de 1919, na pequena cidade Weimar, foi promulgada a Constituição da Alemanha, derrotada e quebrada pela perda da Primeira Guerra Mundial.

A Constituição de Weimar criou as comissões especiais de investigações pelo Poder Legislativo. Em outras palavras, nasceu e espalhou-se, pelas constituições democráticas do planeta, a investigação parlamentar.

No Brasil, a CPI apareceu com a Constituição de 1934. A atual Constituição (1988) permite a CPI para apurar fato determinado, em tempo certo e mediante aprovação de 1/3 dos parlamentares.

Como se percebe, há suspeitas graves de a Assembléia ter virado balcão de negócios e a CPI virou instrumento para abrigar os mais variados interesses.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet