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Drogas Ilícitas

 

DROGAS: Efeito boomerang da campanha antidrogas norte-americana em spots televisivos.

Por IBGF/WFM

IBGF,24 maio 2006.


O czar antidrogas da Casa Branca, John Walthers, autorizou o órgão que dirige, ---ONDCP:Office of National Drug Control Policy---, a colocar nas televisões os spots de uma campanha antidrogas.

Os spots televisivos foram todos preparados e produzidos pela ONDCP. Segundos estudos publicados pela revista Addictive Behaviors, edição de maio, a campanha televisiva vai aumentar a curiosidade e fazer crescer a probabilidade de o jovem,-- que vier a assistir--, provar maconha.

A referida revista Addictive Behaviors, para chegar a essa conclusão, realizou pesquisas e indagações a envolver 226 jovens, entre 18 e 19 anos de idade.

Os pesquisados assistiram a apresentação de uma série de spots televisivos anti-maconha. Na seqüência, os pesquisadores sondaram os jovens e observaram as suas reações e, em especial, um eventual e decorrente desejo de fumar maconha. Para os pesquisadores, os entrevistados, em face do spot, passaram a ter opinião muito menos negativa sobre as que anteriormente possuíam a respeito das drogas ilícitas mostradas. Em outras palavras, um efeito boomerang teve a campanha nacional da ONDCP.

Segundo especialistas: "Parece que os spots antimarijuana mostradaos nas campanhas publicitárias produzem egeitos imediatos e opostos aos buscados pelos idealizadores da referida campanha da ONDCP."

Os pesquisadores advertiram que o efeito boomerang refere-se apenas à maconha. Só que a maconha é a droga proibida mais consumida nos EUA.

Nos EUA, as campanhas antidrogas consomem anualmente US$2 milhões.



Ainda com relação à pesquisa, os expertos advertem que não se trata de uma inclinação dos jovens para a rebeldia consistente em fazer o contrário do proposto pelas autoridades. Isso fica claro porque os mesmos jovens indagados entenderam que os spots antitabaco são esclarecedores e motivam para se deixar o cigarro de tabaco.


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