São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGA: Cocaína Colombiana em grande oferta na China

Por IBGF/WFM



OLHO

O monopólio da exploração comercial do ópio provou duas guerras entre Inglaterra e China, ambas com derrota dos chineses.
A segunda guerra do ópio terminou com o Tratado de Tientsin (1860) e o governo chinês teve de legalizar o uso do ópio e ocorreu aumento no consumo.
No final do século XX, o crime organizado explorado pelas Tríades Chinesas colocou a China a condição de grande produtora e exportadora de drogas sintéticas ilgeais. Agora, a China tornou-se grande consumidora de cocaína colombiana.

MATÉRIA

Por causa do monopólio comercial do ópio, explorado pela britânica Cia.das Índias Orientais, a China guerreou duas vezes com a Inglaterra.

A primeira guerra do ópio durou de 1839 a 1842 e China, além da guerra, perdeu Hong Kong e Macau. A segunda guerra do ópio ocorreu em 1856 e terminou pelo Tratado de Tientsin, de 1860.

O elevado consumo de ópio causou grave problema de saúde pública, em face da dependência química. Com o passar do tempo, o ópio, de fumado, passou a ser injetado e veio o grave problema da Aids.

As Tríades Chienesas (máfias chinesas) investiram pesado nas matanfetaminas, de efeito contrário ao ópio. As sintéticas são psicoativas. A China tornou-se, ilegalmente, a grande exportadora de drogas sintéticas para a Ásia e só perde, em oferta, para Myannmar (ex-Birmânia).
Nos últimos cinco anos, o consumo de cocaína colombiana vem aumentando entre os mais ricos e os jovens provenientes de "famílias burguesas".

Nesta semana, ocorreu uma grande apreensão de cocaína na província meridional de Guangdong. Foram 142 kg de cocaína pura, produzida na Colômbia. A droga apreendida saiu da América do Sul, passou pela África e chegou a Hong Kong, que ó grande centro distribuidor de cocaína colombiana.

Referida operação de apreensão da cocaína colombiana resultou na prisão em flagrante de 9 pessoas, dentre elas dois colombianos.

Para a polícia, a Tríade de Hong Kong está envolvida com os cartelitos colombianos de oferta. A cocaína caiu no gosto dos chineses endinheirados e consumo cresce em progrssão geométrica.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet