JACQUES CHIRAC: para o presidente francês, maconha, álcool e tabaco, estão na origem dos tumores cancerígenos.
Por IBGF/WFM
OLHO.
Na nova fase de luta contra o câncer, o presidente francês, Jacques Chirac, anunciou um "Plano Global de Ações Sanitárias" para reduzir as dependências ao tabaco, marijuana e álcool.
Chirac esclareceu, citando dados do ministério da Saúde, que 1/3 dos tumores são causados pelo fumo e, a cada ano, morrem de 3.000 a 5.000 fumantes passivos franceses.
MATÉRIA.
Em pronunciamento à nação, o presidente Jacques Chirac anunciou o que chamou de nova fase na luta contra o câncer. Alertou que muitos tumores têm a origem na dependência ao tabaco, marijuana e álcool.
Chirac ressaltou que nessas diferentes formas de dependências químicas (tabaco, álcool e marijuana) não existe apenas um comportamento individual a considerar, mas doenças a considerar e "as doenças devem ser tratadas". Assim sendo, o sistema sanitário deve envolver-se nessa luta, destacou Chirac.
O presidente francês prometeu, ainda, "uma decisão definitiva, até o final do ano, sobre o consumo de cigarro em locais públicos"
Lembrou Chirac, também, que "depois de algumas campanhas preventivas contra o fumo e o aumento dos preços dos cigarros, conseguimos na França uma redução no número de fumantes, na ordem de 1,4 milhões"
Chirac colocou o problema daqueles que fumam em locais públicos (metrôs, parques, etc), com relação aos fumantes passivos. Alertou, com dado fornecido pelo ministério da Saúde, que " um terço dos casos de câncer na França deve ser atribuído ao fumo e, ainda devido ao fumo, de 3.000 a 5.000 fumantes passivos frances morrem a cada ano.
|