São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

AYAHUASCA AMAZÔNICA (Cipó dos Espíritos): Suprema Corte dos EUA permite exportação para uso em culto de grupo religioso.

Por IBGF/WFM

Ayahuasca.


Por unanimidade, a Suprema Corte de Justiça dos EUA reconheceu, na terça feira passada (21 de fevereiro de 2006), o direito de um pequeno grupo religioso, União do Vegetal, de importar, para elaboração de chá alucinógico, a ayahuasca. A bebida tem papel fundamental nos rituais do grupo religioso e que o governo Bush desejava proibir enquanto substância ilícita.

John G.Roberts, presidente da Corte, ressaltou, no seu voto por ocasião do julgamento, "que existe legislação federeal que assegura a liberdade religiosa. Essa legislação tem 13 anose teve por objetivo proteger a liberdade de culto.".
preparo do chá de ayahuasca.


Numa outra passsagem do seu voto, John G.Roberts, frisou: - "As teses levantadas pelo governo nort-americano repetem aquelas clássicas dos burocratas no curso da história, ou seja, se fazemos uma exceção para algum deverei propiciá-la para todos, assim, não se deve fazer exceções à regra"

Os seguidores desse culto, pouco mais de 100 nos EUA e muitos no Brasil, denunciaram o governo dos EUA depois que uma partida de ayahuasca destinada ao Estado do Novo México (EUA), para elaboração de chá alucinógeno, foi apreendida por policiais de fronteira.

......................................

................................

RETROSPECTIVA.

UNIÃO DO VEGETAL: ayahuasca (Cipó dos Espíritos)

Santo Daime:preparação da beberagem.

Como ensina o antropólogo e professor EDWARD MacRAE, ---na sua obra "Guia pela Lua-xamanismo e uso ritual da Ayahuasca no Culto do Santo Daime--, o culto do santo daime surgiu durante os anos 30 na Amazônia. Com a ayahuasca se prepara um chá de propriedades psicoativas, rotulado como alucinógeno.

Nesta semana (18 de abril de 2005), a Corte Suprema dos EUA começou a preparar para julgamento o processo em que irá decidir se o uso religioso, ritual, da ayahuasca é permitido.

Nos EUA, a ayahuasca é proibida, pois considerada droga. Os membros do Centro Espírita Beneficente União do vegetal, com membros nos EUA, sustentam que negado o uso se está negando o direito de culto, consagrado na Constituição. O caso vem da cidade norte-americana do Novo México, onde são realizados os cultos da entidade.

Ensina MacRae: "Para entender o conceito antropológico de xamã, é preciso lembrar que a palavra teve origem na tribo dos Tugs da Sibéria, mas denota práticas largamente difundidas em todo o planeta". Nos ritos xamânicos são preparadas beberagens com várias plantas misturadas. Já foram catalogadas mais de 50.

AYAHUASCA amazônica.

Como regra, o xá nos rituais xamânicos são produzidos " a partir da combinação do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis". Ainda conforme o antropólogo MacRae, " o preparado recebe uma gama de nomes, como natema, yajé, nepe, kahi, caaapi. Mas é genericamente conhecido pelo termo quechua (etnia peruana) ayahuasca, que significa Cipós dos Espíritos".


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet