DROGA:Descoberta a molécula da dependência à cocaína.
Por IBGF/WFM
OLHO.
Ernest Gallo Clinic and Research Center da Universidade de São Francisco---, revela a descoberta da molécula da dependência da cocaína. Os estudos estão publicados na especializada Revista Neuron.
MATÉRIA
A molécula produzida no cérebro, orexina , segundo os estudos, desempenha um papel central no que toca ao induzimento à toxicodependência. Ela foi bloqueada em ratos "cocainômanos" e ocorreu diminuição à dependência da cocaína.
Esclarece o professor Antonello Bonci que a orexina produzida pelo cérebro é importante para regular o apetite e o despertar. Ela é produzida no hipotálamo e ajuda a reforçar as conexões ervosas (sinapsi) que levam à dependência.
Para o professor Antonello Bonci, bloqueando o efeito da orexina eliminou-se nos ratos a necessidade de procura de droga: -" O estudo demonstra que o aumento da motivação ao abuso de drogas envolve os mesmos circuitos que nos motivam a comer quando estamos necessitados", disse o professor Bonci.
 |
. |
A descoberta vai levar a indústria farmacêutica a tentar produzir uma droga bloqueadora da orexina que não interfira no despertar e no apetite. Conseguido isso, o estudo concluiu que "teremos o fármaco contra a dependência à cocaína".
|