São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

Drogas e Tráfico de Imigrantes. Muro Bush e o outro aparthaid. Não terminará com o tráfico de pessoas, drogas e armas.

Por IBGF/WFM

Clique apenas no "ouça agora". Desconsiderar o "assista agora".


OLHO

Já tivemos o "aparhaid" ideológico (Muro de Berlim) e o "aparthaid" da segregação racial (premier Ariel Sharon). O Muro Bush na fronteira entre EUA e México foi aprovado pelo Congresso por 260 votos contra 159. Começará a ser erguido em janeiro e já se prevê desvios nas rotas, nas áreas não muradas.

MATÉRIA

A idéia de usar muros para evitar a circulação de pessoas é antiga. Em 1961, o Muro de Berlim não só impediu a movimentação dos alemães. Ele virou símbolo de aparthaid ideológico. Um símbolo da Guerra Fria e um marco de separação entre dois blocos, ou seja, apartar o lado comunista do capitalista.

.


O Muro de Berlim caiu no histórico dia 9 de outubro de 1989. Mais de 70 mil pessoas assistiram a sua queda e o fim da divisão dos alemães em ocidentais e orientais. Mais recentemente, sob motivação de segurança contra ataques terroristas, o primeiro ministro israelense Ariel Sharon construiu, na Cisjordânia, o muro do aparthaid da segregação racial. Separou palestinos de israelenses.

O muro de Sharon chegou a 8 metros de altura, ou seja, o dobro da altura do Muro de Berlim.

Neste mês de janeiro de 2006 um outro muro vai ser construído. Dessa vez por agentes norte-americanos e sob a justificativa de barrar a imigração ilegal e o tráfico de drogas ilícitas.

O já chamado Muro de Bush será construído em parte da fronteira entre México e Estados Unidos.

Para as autoridades norte-americanas, o muro irá evitar o ingresso de clandestinos e drogas ilícitas nos estados do Arizona e Novo México. Na fronteira entre o México e o estado norte-americano do Arizona, o muro terá 3 km, não tendo sido revelado a altura.

Com relação à fronteira entre México e o estado norte-americano do Novo México (vizinho ao Arizona), o muro terá extensão menor, ou seja, 1,5 km, também não tendo sido divulgado a sua altura.

Nessas duas regiões de fronteira atuam os potentes cartéis de Tijuana e Juarez, especializados em tráfico de cocaína, armas e pessoas. O cartel de Tijuana foi fundado pelos irmãos Arellano Félix. Está baseado na cidade de Tijuana, que faz fronteira com a norte-americana San Diego. Referido cartel de Tijuana foi mostrado no filme Traffic, que foi um campeão de bilheterias.

No final de 2005, descobriu-se que o Cartel de Juarez, sediado na fronteira com à norte-americana cidade de El Passo, é governado por um estudante de medicina, apelidado de "doutor".

É bom lembrar que o Muro de Bush não vai cobrir toda a fronteira. Ficará fora, por exemplo, a explosiva e violenta Nova Laredo. Só em 2005, ocorreram mais de 500 mortes na região de fronteira. E o muro só irá desviar as rotas, sem solucionar o tráfico de pessoas, armas e drogas.

.................................

...........................



. Retrospectiva, em 11 de janeiro de 2006.

OLHO.

Neste mês de janeiro de 2006, agentes federais norte-americanos vão começar a murar parte da fronteira com o México. Pelo jeito, o primeiro ministro Ariel Sharon, atualmente em coma e licenciado das funções, fez escola ao construir muros para impedir a circulação de palestinos e terroristas.

Méxido-EUA: muros nos estados do Arizona e New Mexico


MATÉRIA.

Para as autoridades federais, o muro irá evitar o ingresso de clandestinos e drogas ilícitas nos estados do Arizona e Novo México.

Na fronteira entre o México e o estado norte-americano do Arizona, o muro terá 3 km, não tendo sido revelado a altura.

Com relação á fronteira entre México e o estado norte-americano do Novo México (vizinho ao Arizona), o muro terá tamanho menor, ou seja, 1,5 km, também não tendo sido divulgado a sua altura.

Nessas duas regiões de fronteira atuam os potentes cartéis de Tijuana e Juarez.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet