São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGA: Mercado movimenta US$500 bilhões e apreensões aumentam em 20%

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

OLHO.

O tráfico internacional de drogas movimenta anualmente US$500 bilhões, apesar de as apreensões de cocaína terem crescido. A conclusão saiu de um encontro em Roma (20/11/2005), que reuniu chefes de órgãos antidrogas de diferentes países.

Carabineiros italianos: aumento em 20% nas aprensões de cocaína.


MATÉRIA.

As apreensões de cocaína, pelas polícias espalhadas pelo planeta, aumentaram. Com relação à heroína, no entanto, as apreensões caíram, valendo notar que o consumo dessa droga depressora está em queda. Para especialistas, a população de usuários de heroína, mantem-se estável, ou seja, não cresce e nem cai. Isso porque a demanda de usuários é por drogas de efeito psicoativo, como a cocaína e as anfetaminas.

A título de exemplo, na Itália as apreensões de cocaína aumentaram em 20%, ao passo que as de heroína caíram em 40%. Com relação ao ano anterior (2004) as apreensões de drogas (de qualquer tipo) aumentaram em 6%.

Os agentes policiais participantes do workshop internacional concluíram que as redes operadas pelo narcotráfico internacional se espandiram pelo planeta e as organizações criminosas adotaram uma política expansionista mais agressiva e mais ousada. Essa nova política agressiva levou ao aumento das apreensões policiais.

Do supracitado encontro houve uma conclusão unanime entre os participantes: a cooperação internacional é fundamental para tornar a repressão mais efetiva. .


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet