São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

RICE: O PLANO COLÔMBIA É UM SUCESSO

Por IBGF/WFM

Ao deixar a Colômbia, onde permaneceu poucas horas, RICE disse que o Plan Colombia teve muito êxito. Numa entrevista ao jornal El Tiempo avaliou, brevemente, o Plan Colombia.

Para quem lembrar, destacou Rice, a iniciativa foi andina, regional (nota do IBGF: Bush alterou o nome de Plan Colombia para Iniciativa Regional Andina-IRA, nome que não pegou).

Continuou: "o trabalho, esforço realizado, cobriu a Região Andina e nos sentimos que quando que quando erradicamos a droga de um lugar ela aparece em outro".

Sem prejuízo da erradicação, "adiconalmente, trabalhou-se com programas alternativos (nota IBGF: substituição da coca por outras culturas), associados ao Plan Colombia. Assim, o Plano foi muito exitoso e continua sendo de muito êxito (Nota IBGF: o termino está previsto para 11 de julho de 2005).

Rematou: "Estou segura de que a luta contra as drogas não acabou e vamos continuar nossos esforços para apoiar a economia colombiana e a cooperação e o trabalho entre as forças policiais e milirares. Esta cooperação militar continua sendo missões importantes para os EUA" (nota IBGF: os acordo de cooperação militar, com presença americana, já foi rescindido na Venezuela e no Brasil. Os oficiais e militares norte-americanos já não mais "auxiliam" as Forças Armadas da Venezuela e do Brasil).


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet