São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGAS-Giro de Abril- período de 11 a 18 de abril de 2005. Principais fatos.

Por IBGF/WFM

GIRO DA SEMANA: sobre fatos não destacados no home do nosso site IBGF (***relação dos destacados). Período: 11 a 18 de abril de 2005.

1.CANTOR ARGENTINO ANDRÉS CALAMARO.

Foto da época do show-problema.


O cantor argentino Andrés Calamaro, depois de 10 anos de tramitação do processo criminal, foi absolvido da acusação de ter realizado apologia ao uso de maconha.

O caso ocorreu no ano de 1994, quando das festividades do 112 aniversário da cidade de La Plata. Na ocasião, Calamaro tocava e cantava na Banda Los Rodríguez. Hoje é um cantor solo.

Durante o espetáculo ele resolveu falar para uma platéia estimada em 100 pessoas. E disse o seguinte: "Mi sinto muito bem, que fumaria até um baseado" (cigarro de maconha.

Em razão de transmitir a idéia que a alegria e felicidade total só alcançaria com um cigarro de maconha, o cantor foi processado e esperou longamente a absolvição.

2.HEROÍNA LÍQUIDA.

Pela primeira vez encontro-se heroína líquida. Nem nas duas Guerra do Ópio, travadas entre China e Inglaterra, se poderia imaginar que um dia viria do ópio a heroína, agora transformada em estado líquido

papoula: cápsula que contém o ópio (suco, em grego)


Quando caem as pétalas da papoula, fica uma espécie de bolsa, com uma coroa de sustetação da flor. Os camponeses cortam a bolsa e recolhem o líquido branco chamado de ópio (nome grego que significa suco). O maior produtor mundial de ópio bruto é o Afeganistão

A heroína-líquida foi apreendida na China, numa estação ferroviária (cidade de Luxi) e dentro de 5 garrafas de plástico. O peso líquido era de 7,158 gramas.

A droga era procedente da antiga Birmânia, hoje Myanmar, que integra no Triângulo do Ouro das drogas, junto com Laos e Tailândia. Os dois chineses que portavam as garrafas pretendiam vender a droga, segundo confessaram.

3.) TRÁFICO e ESTABILIDADE EUROPÉIA.

BÁLCÃS: tráfico de órgãos humanos.


O tráfico de órgãos humanos, para transplantes, continua a crescer. Como a demanda é alta, os preços continuam a subir, quer com relação aos órgãos duplos (córnea, pulmão, rim, etc), quer com realçao aos únicos (coração).

Pessoas ricas que não podem esperar em filas de transplantes são os que movimentam o mercado informal e ilegal de órgãos. O coordenador do Pacto para a Estabilidade da Europa-sul-oriental, Erhard Busck, alertou para o grande aumento do tráfico de drogas e de órgãos na Região Balcânica e no Oriente Médio. Alertou que na Europa ocidental existe um mercado em expansão.

Erhard pediu providências para a União Européia e frisou, também, sobre o fortalecimento das máfias. Para ele, as potentes organizações criminais estão se transferindo, cada vez mais, para o oriente e a Europa do leste virou um corredor de passagem de drogas e de tráfico de pessoas desesperadas.

Pediu Erhard investimentos na região, para tirar as pessoas do desespero de comercializarem órgãos. Ressaltou que o grande problema existente nas duas regiões é da corrupção e da mentalidade antiguada, de matriz socialista, presente na região da ex-Yuguslávia.

4)UNIÃO DO VEGETAL: ayahuasca (Cipó dos Espíritos)

Santo Daime:preparação da beberagem.


Como ensina o antropólogo e professor EDWARD MacRAE, ---na sua obra "Guia pela Lua-xamanismo e uso ritual da Ayahuasca no Culto do Santo Daime--, o culto do santo daime surgiu durante os anos 30 na Amazônia. Com a ayahuasca se prepara um chá de propriedades psicoativas, rotulado como alucinógeno.

Nesta semana (18 de abril), a Corte Suprema dos EUA começou a preparar para julgamento o processo em que irá decidir se o uso religioso, ritual, da ayahuasca é permitido. Nos EUA, a ayahuasca é proibida, pois considerada droga. Os membros do Centro Espírita Beneficente União do vegetal, com membros nos EUA, sustentam que negado o uso se está negando o direito de culto, consagrado na Constituição. O caso vem da cidade norte-americana do Novo México, onde são realizados os cultos da entidade.

Ensina MacRae: "Para entender o conceito antropológico de xamã, é preciso lembrar que a palavra teve origem na tribo dos Tugs da Sibéria, mas denota práticas largamente difundidas em todo o planeta". Nos ritos xamânicos são preparadas beberagens com várias plantas misturadas. Já foram catalogadas mais de 50.

AYAHUASCA amazônica.


Como regra, o xá nos rituais xamânicos são produzidos " a partir da combinação do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis". Ainda conforme o antropólogo MacRae, " o preparado recebe uma gama de nomes, como natema, yajé, nepe, kahi, caaapi. Mas é genericamente conhecido pelo termmo quíchua (etnia peruana) ayahuasca, que significa Cipós dos Espíritos".

5) FATOS DESTACADOS NA HOME DO IBGF.

-morte de jornalista mexicana pelo Cartel do Golfo.

-chefões do Carte de Cáli negam acusações perante corte de Justiça norte-americana. -narcoguerrilha peruana ataca helicópteros das forças de ordem e empregados na erradicação de coca, em Tigomaria. - falecido papa João Paulo II: suas considerações sobre as drogas ilícitas e o crime organizado.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet