São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

VOVÓ CANNABIS SULAMERICANA e a Nova LEI DE DROGAS DO CHILE

Por IBGF/WFM

Nesta semana, a América do Sul também ganhou uma "Vovó Cannabis".

Trata-se da chilena Maria Luisa Velasco, de 71 anos.

Maria Luísa, apelidada LUCHITA, foi presa por plantar 44 pés de maconha no jardim interno do palacete onde vive, em Las Mercedes.

LUCHITA planta maconha para o seu consumo. E fuma maconha para combater as dores da artrite e as depressões.

Momento da prisão da velhinha de 71 anos, que não dignifica a polícia chilena, de triste memória.


Maria Luísa foi casada com um antigo senador e ministro chileno, Juan Hamilton Velasco.

Vive praticamente reclusa e quase permanentemente deprimida.

Os policiais do bairro onde vive afirmaram que ela não trafica, pois não recebe pessoas estranhas na sua casa. Mais ainda, nunca existe movimento de estranhos na sua casa. O comum, onde se vende droga, é o movimento de pessoas para comprar

Os vizinhos e os poucos amigos afirmaram que LUCHITA, para finalidade terapêutica, consome maconha há mais de trinta anos. E isso começou por causa das insuportáveis dores reumáticas.

Pelo que se comenta, a polícia recebeu a denúncia de um jardineiro, conhecido por CHINCOLITO, que cuidava dos jardins do palacete de LUCHITA e move uma ação trabalhista indenizatória contra ela, depois de haver sido despedido.

A prisão de Maria ocorre quando o Chile, neste mês de fevereiro de 2005, ganhou uma nova lei sobre drogas. Não mais ocorrerá, pela nova lei, pena de prisão pelo crime de porte de drogas para uso próprio. O usuário surpreendido continuará sendo considerado criminoso e receberá pena alternativa à de prisão.

A nova lei está sendo questionada. Muitos entendem que é inconstitucional. Um dos questionamentos de inconstitucionalidade é a infiltração policial em associações de traficantes de drogas. Como a Constituição não prevê, dizem juristas, uma lei ordinária assim não poderoa autorizar.

RETROSPECTIVA, assista: Vovós canábicas,I e II, e Bush.





Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet