São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

GUERRA ÀS DROGAS: helicóptero do exército colombiano cai em zona cocaleiro controlada pelas FARC e pelo ELN

Por IBGF/WFM

Hoje (14 de janeiro de 2005), a Guerra às drogas acaba de produzir novas vítimas. Desta vez, 20 militares do exército colombiano morreram.

Num helicóptero do exército colombiano, os 20 soldados mortos estavam empenhados no despejo, aéreo, de herbicidas (veneno) em áreas de plantio de coca.

O helicóptero caiu em Magüí. Ou seja, os 20 soldados do exército morreram em área de plantio de coca sob proteção e disputada entre as guerrilhas das Farc e do Exército de Libertação Nacional.

Em Magüí, sob proteção da guerrilha, fica a maior parte dos laboratórios de refino de cocaína, operados pelos cartéis colombianos.

Nos últimos dois anos, já caíram 5 helicóptereos do exército colombiano, todos de fabricação norte-americana.

Para as autoridades, a neblina e o mau-tempo foram as causas. Agora, para a guerrilha, trata-se de mais um helicóptero de grande porte derrubado.

Enquanto assistimos a militarização no combate às drogas, o sistema bancário internacional continua sem fumigações, ou seja, sem controle do dinheiro lavado pelos narcotraficantes.

Afinal de contas, é o dinheiro em circulação que permite a compra de helicópteros de guerra e, também, a de de armas para derrubá-los.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet