São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGA. Novidade na Espanha. Alerta da responsável pelo Hospital del Mar (foto).

Por Blog do Maierovitch www.cbn.com.br

16 julho de 2007.

Hospital del Mar (Barcelona-Espanha)


Marta Torrens é uma das mais renomadas especialistas na questão da toxicodependência. Ela dirige o departamento para droga-adictos do Hospital Mar de Barcelona.

Num recém terminado encontro sobre saúde mental e dependência às drogas realizado em Madrid, a dra.Torrens apresentou os resultados do seu último trabalho de pesquisa. Embora realizado com espanhóis e na Espanha, serve de indicativo para todos aqueles que acompanham, pelo planeta, o fenômeno representado pelas drogas proibidas.

Com relação aos jovens, ela alertou para o consumo cada vez mais cedo de drogas proibidas. Na Espanha, como regra, o consumo de maconha (na Europa a oferta maior é de haxixe, que é uma resina canábica) começa aos 15 anos de idade.

Aos 15 anos, por estar o cérebro ainda em formação, o risco de dependência à maconha (haxixe, na Europa) torna-se maior do que na faixa etária entre 18 e 20 anos.

Em razão disso, a dra.Torrens alerta para ser dada atenção maior ao o diagnóstico precoce e recomenda, em face disso, uma nova postura nos centros sanitários.

Outro dado informativo importante diz respeito às pessoas que procuram os centros para tratamento. A metade dessas pessoas sofrem de problemas conhecidos como “patologia-dual”.

Hospital del Mar (Barcelona-Espanha)


Pela tabela apresentada, metade do número de pessoas que procura um centro sanitário na Espanha apresenta problemas de dependência às drogas e de saúde mental. Desses, 40% sofrem de distúrbio de personalidade, 35% de distúrbios depressivos e 20% de ansiedade, compreendido casos de ataques psicóticos.

Enquanto no Primeiro Mundo a questão da droga recebe especial atenção, no Brasil os novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), instalados em 2006, ainda não são em quantidade suficientes e o atendimento ao dependente é precário.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet