São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGA. Czar antidrogas da Casa Branca visita a Holanda e surpreende

Por IBGF/WFM

.
10 de maio de 2007.

John P. Walthers, czar antidrogas da Casa Branca, esteve em visita à Holanda. Em Háia, durante entrevista concedida à Asssocieted Press, afirmou que o governo dos EUA começa a compreender algumas pilastras que sustentam a política holandesa para o fenômeno das drogas ilícitas. Por exemplo, poderão os EUA aceitar que a questão da droga, como sempre sustentou a Holanda, represente problema de saúde pública. Para a doutrina norte-americana da war on drugs e da tolerância zero, a questão é unicamente moral.

John Walthers, o czar antidrogas do governo Bush.


Walthers frisou que as diferenças ainda são grandes entre EUA e Holanda, mas os dois países avançam "num terreno comum".

Vale lembrar que os governos norte-americanos, nos últimos 20 anos, sempre se opuseram às políticas holandesas, consideradas liberais. A reaproximação ocorre no momento em que os conservadores retomaram, por eleição, o governo e já afirmaram que pretendem mudar as políticas holandesas, inclusive a permissão para venda de maconha em cafés (para uso no próprio local e para maiores de 18 anos).

Para o czar Walthers, a questão moral ainda permeia o problema. Segundo o czar, ele chegou a dialogar com os holandeses sobre o fato de " considerar o uso de droga à semelhança de uma doença neurológica crônica, e, à luz disto, por em prática uma medida sanitária já usada para outros tipos de patologia"
Os especialistas, com cautela, interpretaram a colocação de Walhers como uma possibilidade de uso de droga substitutivas, como no caso da metadona para controle das crises de abstinência de dependentes de heroína. Mas, nenhum dos especialistas tiveram absoluta certeza de se tratar disso.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet