São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGA: Afeganistão bate recorde de cultivo e produção de ópio.

Por IBGF/WFM

OLHO.

Os EUA e a NATO (Tratado do Atlântico Norte) já estão prontos para deflagrar a 2a.Guerra do Afeganistão: esperam a chegada da primavera.

Camo de papoula no Afeganistão.


O Taleban sempre ataca quando chega a primavera e, a respeito, o mulá Omar já avisou que atacará Cabul. Para os EUA, o ópio sustenta economicamente o Taleban.

MATÉRIA.

Para o polêmico INCB (International Narcotcs Control Board), -- órgão das nações Unidas que tem a incumbência de verificar o cumprimento da Convenção de Nova York de 1961 ( ainda em vigor e adotodou a política norte-ameriacna da war on drugs)---, ~cresceram o cultivo e produção de ópio no Afeganistão.

Segundo o INCB, o cultivo da papoula (da cápsula da flor extrai-se o suco que leva o nome de ópio: em grego antigo opio significa suco) cresceu 59% em 2006.

Em toneladas de ópio-bruto para oferta o aumento foi de 50%, ou seja, 6.000 toneladas, em 2006.

O INCB tem perfil filo-americano. Em relatório, o órgão atribui o crescimento à corrupção interna existente no Afeganistão, apesar da fiscalização das forças da NATO.

Soldados de Kun Sa, o rei do Ópio, em Mianmar, ex-Birmânia e segunda produtora mundial.


Do Afeganistão, o ópio é encaminhado para o Paquistão, que já foi o segundo maior produtor e hoje é rota de passagem e distribuição para a Ásia e Europa. O ópio afegão não chega aos EUA, para comercialização.

Pelos últimos cálculos, o ópio é responsável por 30% do PIB do Afeganistão.

Para a subsecretária de Estado, Anne Petterso, as milícias do taleban sustemtam-se o tráfico de ópio. Para especialistas, aos talebans dão proteção às áreas de cultivo e cobram taxa pela produção e circulação do ópio. O certo é que o ambiente para a 2a Guerra no Afeganistão está prepado e apenas no aguardo da chegada da primavera.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet