São Paulo,  
Busca:   

 

 

Drogas Ilícitas

 

DROGAS: aumentou em 30% o consumo entre jovens e adolescentes na capital venezuelana e na Grande Caracas.

Por IBGF/WFM




O consumo de drogas ilícitas cresceu entre os jovens e os adolescentes que moram na capital do país e na chamada Grande Caracas.
Para o observatório montado pela CLIAD- Cátedra Libre anto Drogas-, o porcentual de aumento foi de 30% nos últimos 12 meses. O levantamento consistiu em um monitoramento em 187 escolas, 14 universidades e institutos de ensino superior.

A CIAD pertence ao Instuituto Pedagógico de Caracas. Para os observadores da CLIAD são três as causass principais que levam os jovens às drogas, no âmbito pesquisado (Caracas e Grande Caracas):
1.O consumo de drogas ser socialmente aceito como um fato natural que acontece com os adolescentes.
2.A crise nas famílias, com separações a deixar os adolescentes e jovens sem os conselhos dos genitores.
3.Poucas informações sobre o uso de drogas, os efeitos de cada uma e os problemas decorrentes para a saúde física e mental, em especial nos casos de dependência.
CLIAD- Cátedra Libre anti Drogas


Os membros da CIAD recomendam, diante de casos de uso:
1.Falar com o jovem de maneira franca e num clima de confiança.
2.Não agredir o usuário ou tratá-lo como sendo uma pessoa que poderia ter problemas e que sofre pelo fato de não conseguir resolvê-los.
3.Fazer o jovem entender as conseqüências ligadas ao uso indevido de drogas e como tal uso não leva a nada e, pior, causam problemas graves.
4.Aproximar-se do usuário. Não deixar de recordar, no trato, que ele precisa obter sustentação psicológica e abertura de oportunidade para procurar uma saída.
5.Estimular o adolescente e o jovem a realizar atividades que possam ajudá-lo a agir de modo responsável e criativo: prática esportiva, música, leitura, trabalho.
6.Consultar profissionais especializados no trato da questão e que o encaminhe à repercussão. 7.Procurar permanecer sereno diante das adversidades.
IBGF, 29 janeiro 2007.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet