São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

MÁFIA: surge um novo colaborador de Justiça

Por IBGF/WFM

Depois da prisão de Totó Riina, chamado de chefe dos chefes (capo dei caoi), assumiu o comando da Cosa Nostra Bernardo Provenzano.

A foto foi envelhecida em programa de computador, a partir de uma fotografia de Provenzano aos 18 anos de idade.


Provenzano (consulte site sobre ele) está foragido há mais de 40 anos, sem deixar de comandar a organização e a Sicilia.

A última notícia que teve de Provenzano é que estava internado em um hospital em Marselha. Os procuraores e a polícia foram a Marsela, mas chegaram tarde. Há anos Provenzano tinha deixado o hospital, depois de ter sido operado da próstata.

Agora, a polícia trabalha com as informações de Francesco Campanella. Francesco foi quem forneceu dinheiro para a viagem e a operação de Provenzano, em Marselha

Campanella é o mais novo colaborador da Justiça italiana. Ele forneceu documentos sobre Provenzano, que estão sendo analisados e checados pela polícia.

Há dois meses Campanella faz delações à pol´cia e ao Ministério Público. Ele chegou a presidir o Conselho Comunal (equivalente à Câmara Municipal) de Villabate. Aos 33 anos, Campanella admitiu ter fornecido uma carteira falsa de identidade para Provenzano. Com a carteira falsa, Provenzano internou-se no referido hospital de Marselha.

O dinheiro para a viagem e operação de Provenzano decorreu de um golpe, idealizado e praticado por Campanella, quando dirigia a empresa de Crédito e Poupança da Sicília. Os prejudicados foram aposentados que mantinham as suas poupanças na empresa.

Campanella está fazendo revelações acerca de ligações entre mafiosos e políticos na Sicília e os seus relatos não foram divulgados. Várias apreensões de documentos estão sendo realizadas, na Sicília e em Roma, em face das delações de Campanella. Uma grande sociedade comercial, --cujo nome é mantido em segredo--, estaria realizando lavagem de dinheiro para a máfia e as apurações decorrem dos relatos do novo colaborador da Justiça.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet