São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

MÁFIA: explodir um juiz como fizeram com Giovanni Falcone.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

"Queriam matar o juiz de instrução preliminar da cidade de Caltanissetta, Ottavio Sferlazza". Isso de modo a imitar o assassinado do juiz Giovanni Falcone, ou seja, com dinamite.
Mafia. Tragédia de Capaci, com morte de Falcone


A strage di Capaci, ou seja, a tragédia que ocorreu na estrada que ligava o aeroporto à Palermo, à altura da cidade de Capaci, seria repetida. Na strage de Capaci, de 23 de maio, morreram Falcone, a mulher e três agentes da escolta. A revelação partiu do procurador Renato Natale, que atua em Caltanissetta (sede da circunscrição judiciária e que engloba as cidades de Caltanissetta, Capaci e Gela).

Isso foi confirmado dois mafiosos da "famiglia" (clan) Rinzivillo, que controla a cidade siciliana de Gela.

Esses dois mafiosos foram presos graças as delações de um colaborador de Justiça, que era comerciante e também confirmou o plano para explodir o juiz Ottavio.

Estava tudo preparado para dinamitar o juiz Ottavio quando voltasse para casa, o que faz constumeiramente de automóvel e com escolta.

O juiz Ottavio presidiu o julgamento no qual a Corte di Assise de Caltanissetta julgou o atentado e morte do juiz Giovanni Falcone. Além disso, presidiu julgamentos envolvendo grandes chefes mafiosos, ---incluídos os "capi" de Gela---, com imposição de mais de 10 penas de prisão perpétua.

O comerciante, Pino Sferlazza, contou que tinha de pagar "pedágio" mensal (racket-extorsão-pizzo) para a máfia. Num certo momento, a máfioa passou a exigir que ele colaborace com o projeto para assassinar o juiz Ottavio.
.


Sferlazza confirmou que o projeto de eliminação do juiz Ottavio deveria ser com dinamite, quando retornava para sua residência. Na volta para casa, o juiz percorria a estrada que liga Caltinessetta a Gela.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet