São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

O ADVOGADO do capomafia Tano Badalamenti e a resposta do Centro Impastato

TRADUÇÃO LIVRE.

1.Dos fatos.

Giovanni Impastato, irmão de Peppino Impastato ----(morto pela máfia a mando de Gaetano Badalamenti: condenado a prisão perpétua pelo crime e atualmente preso nos EUA por tráfico internacional de drogas)-----, foi condenado em processo civil ao pagamento de 5.000 euros.

O autor da ação de indenização foi o advogado Paolo Gullo, defensor constituído por Gaetano Badalamenti.

O advogado debateu com Giovanni Impastato que, participando de uma programa transmitido pela televisão, tinha definido a tese de defesa processual "Peppino-terrorista-suicida" como " aquela de um imbecil".

Segundo a sentença na ação civil indenizatória, publicada recentemente (2004) pelo juiz Gaetano Scaduti, "quem sustenta uma tese em um processo criminal pode ser criticado, mas nunca ofendido".

O advogado Gullo anunciou seu desejo de doar a soma obtida.

. 2.A resposta.

Csd - Centro siciliano di documentazione Giuseppe Impastato

Palermo, 2004

Giovanni Impastato e l'avvocato di Badalamenti: A notícia de que Giovanni Impastato, ---depois de uma sentença definitiva em face de uma ação apresentada pelo defensor (advogado) de Gaetano Badalamenti----, pagou 5.000 euros suscita em nós,---que dividimos por mais de 20 anos uma batalha civil com processo e condenação de Badalamenti como mandante do assassinato de Peppino----, uma pesada tristeza. No curso do processo, o defensor de Badalamenti não perdeu a ocasião para ofender a memória de Peppino Impastato, apresentando-lhe como um desiquilibrado, um violento, um exaltado e um vulgar.

A reação de Giovanni Impastato (irmão de Peppino) é plenamente compreensível e a sentença pela qual acabou condenado não levou em conta o clima do processo judicial anterior e, especialmente, do seu empenho de cidadão, conduzido com coragem e com graves riscos pessoais.

Badalamenti foi reconhecido no processo que ficou conhecido como Pizza-connection (tráfico internacional de heroína e lavagem de dinheiro sujo da droga) como um dos chefões do narcotráfico internacional e na Itália, até agora, não consta que dele tenha sido confiscada uma só lira.

Ao invés, Giovanni Impastato, para evitar a penhora dos seus bens, se vê constrangido a desembolsar uma sona respeitável

. Uma espécie de confisco ruinoso que ao invés de atigir o mafioso, alcança um protagonista da luta contra a máfia

Hoje, graças ao empenho de Giovanni e da sua mãe, dos amigos de Peppino e do centro que leva o seu nome, Peppino IMpastato é uma das figuras mais significativas da luta contra a máfia nos últimos 10 anos e é um ponto de referência

. A setença nos reporta aos anos passados, quando a defender a memória de Peppino Impastato eramos em poucos. E muitos pensavam que ele fosse um terrorista e um suicida e diziam as mesmas coisas que o advogado de Badalamenti sustentou durante o processo

E o advogado de Badalamenti continua a sustentar mesmo depois da condenação do capomafia Badalamenti como mandante do crime de homicídio.

Fazemos nosso o apelo de Giovanni para que as associações as quais deverão ser doadas a soma do ressarcimento não aceitem a contribuição. Somos gratos pela expressa e concreta solidariedade que temos recebido. Umberto Santino

Presidente del Centro Impastato

Centro siciliano di documentazione "Giuseppe Impastato"

90144 palermo - via villa sperlinga 15

tel. 0916259789 - fax 091348997

e-mail: csdgi@tin.it

sito internet: www.centroimpastato.it

codice fiscale 02446520823


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet