São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

Lavagem de Dinheiro e Paraísos Fiscais. Papa prepara encíclica.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

13 de agosto de 2007.



Novos Alvos do Papa.

O papa Bento XVI prepara a sua segunda encíclica. O tema central surpreende, conforme avaliam os chamados vaticanistas, ou seja, especialistas leigos nos temas da Igreja

A primeira encíclica de Bento XVI, “Deus Caritas Est” , foi publicada em janeiro de 2006.

Segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, o papa Bento XVI trabalha na nova encíclica desde o início do verão ( junho ). No verão, os papas, --e Ratzinger não é exceção--, refugiam-se na residência de Castel Gandolfo, onde, longe do calor, produzem encíclicas e textos eclesiásticos.

Segundo o jornal Times, a nova encíclica terá um capítulo especial intitulado Fraude e Fisco. Estabelecerá condenação moral aos fraudadores e aos paraísos fiscais que se abrem à ocultação de patrimônios ilícitos.

Na primeira encíclica, o papa Bento XVI já havia estabelecido como “moralmente inaceitável” a conduta de pessoas que transferem, para fraudar o fisco e deixar de recolher tributos, parte do seu patrimônio para paraísos fiscais ou zonas off-shore”.

A segunda encíclica abordará tema a integrar a denominada Doutrina Social da Igreja. Ainda conforme especialistas, não passará despercebida a concorrência entre estados e a criação de barreiras protecionistas injustas e discriminatórias, numa era de globalização.

Pano Rápido. Como a nova encíclica está em elaboração, governantes e fiéis poderão já iniciar reflexões e meditações. A propósito, paraísos fiscais e zonas off-shore poderiam rever e ampliar a cooperação internacional, hoje restrita a informações sobre movimentações financeiros ligadas ao narcotráfico e terrorismo.

Wálter Fanganiello Maierovitch, 10,30hs.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet