São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

BOCA DA VERDADE. A nova fase do processo contra o senador Renan Calheiros.

Por Wálter F Maierovitch/Rádio CBN/Justiça e Cidadania

.
21 de junho de 2007.

BOCCA DELLA VERITA, em Santa Maria in Cosmedin.





Com o adiamento do julgamento do processo Renan Calheiros, minha caneta, --a Concetta Carbonária--, lembrou do lendário mago Virgílio. Ele teve de colocar a mão na “Boca da Verdade”.

A “Boca da Verdade” está embutida no pórtico da igreja de Santa Maria in Cosmedin, construída no século VI, em Roma.

Na verdade, a “Boca da Verdade” é parte de uma máscara medieval. Uma máscara que representa uma divindade fluvial.

Nos julgamentos, o suspeito de mentir colocava a mão na “Boca da Verdade”. E a “Boca da Verdade” mordia e prendia a mão do mentiroso.

O mago Virgílio ficou com a mão presa e ninguém mais acreditou nos seus truques e nos seus trambiques.

Talvez, seja uma boa o combativo deputado Gabeira e o pessoal não carbonário do PSOL pedirem emprestado a Boca da Verdade para levá-la a Brasília.



Voltando ao processo contra Renan Calheiros por quebra de decoro parlamentar, merecem elogios os peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

Num laudo impecável, os peritos deixaram claro que não poderiam, como pretendia a tropa de choque do senador Calheiros, realizar uma perícia “meia-boca”. Diante de indícios, os peritos precisavam verificar uma enventual falsidade ideológica, ou seja, eventuais ilusionismos contábeis.

Também foi sábia a decisão do Conselho de Ética de suspender o julgamento e determinar o prosseguimento da perícia.

Nada de pressa ou de arremedo de Justiça, como se “armou” e a imprensa, em especial o Jornal Nacional, conseguiu desmontar.

Os jornalistas Kennedy de Alencar e Fernando Rodrigues, do jornal Folha de S.Paulo e na edição de hoje (21 de junho de 2007), noticiaram que o senador Renan poderá delatar alguns dos seus pares.

Num pano-rápido, Renan poderá dar uma de Tommaso Buscetta, o mafioso vingativo e o mais famoso dos delatores da Cosa Nostra. O perigo é se Renan voltar atrás. Aí, ela não dará uma de Buscetta e poderá virar “babaca”.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet