São Paulo,  
Busca:   

 

 

Máfias/Dinheiro Sujo

 

ESTRELAS DE HOLLYWOOD ficaram sob a mira da máfia

Por IBGF/Jornal do Terra

Na Sicília (Itália), um lugarejo à beira mar conhecido por Scopello, na província de Trápani, foi escolhido para compor uma das cenas do filme "Ocean's Twelve", uma megaprodução da Warner. Segundo afirmam, em Scopello o mar Mediterrâneo adquire uma cor particular. O verde esmeralda das suas águas fascina e o cenário é integrado por rochas e cardumes de atuns fosforescentes.

Na semana passada, a filmagem do "Ocean's Twelve" começou à meia-noite, com Catherine Zeta-Jones banhando-se nas águas de Scopello, com câmeras, luzes e ações sob controle do famoso diretor Steven Soderbergh. Na praia de pedras, aguardavam para entrar em cena os astros George Clooney e Brad Pitt. Fora do alcance das câmeras filmadoras, cem carabineiros da Direção Investigativa Antimáfia guarneciam a área, com armas pesadas engatilhadas.

Os carabineiros inibiram as ameaças feitas pela "famiglia mafiosa" (não família de sangue) de Castellammare Del Golfo. Como a filmagem estava sendo rodada em território sob influência mafiosa, o clã de Castellamare quis cobrar "taxa de proteção". Na gíria mafiosa, a Warner deveria pagar o tradicional "pizzo" (taxa de proteção). Caso não pagasse, a máfia ameaçava mandar os seus soldados para atacar "os invasores".

A atuação mafiosa surpreendeu a Direção Antimáfia. Isso porque o "capo" da máfia de Castellamare, Gioacchino Calabró, encontrava-se preso. O segundo do clã, Francesco Domingo, também estava trancafiado no cárcere Ucciardone, da distante Palermo. Em face da extorsão mafiosa à Warner, os carabineiros passaram a investigar freneticamente. Por fim, descobriram que a "famiglia" mafiosa de Castellamare continuava atuante, apesar das prisões dos chefões. A organização criminosa passou a ser comandada por Antonella Graziano e Rosa Fiordilillo.

Antonella e Fiordilillo são esposas dos "capi mafie" presos, Gioacchino e Francesco. Os carabineiros apreenderam vários bilhetes com as duas mulheres mafiosas. Os bilhetes foram escritos no cárcere de Palermo por Gioacchino e Francesco. As mensagens estavam escritas no verso de rótulos de garrafas plásticas de água mineral, servidas no presídio.

Do episódio, ficou reiterada uma velha lição. Sempre foi falso o estereótipo das mulheres santinhas. Daquelas que nada sabiam a respeito dos maridos mafiosos e só cuidavam da casa, dos filhos. O papel da mulher sempre foi determinante para garantir a coesão interna da Cosa Nostra. Em resumo, os carabineiros prenderam 23 mafiosos envolvidos na extorsão à Warner. E seria recomendável que Zeta-Jones, Pitt e Clooney dessem "um tempo" antes de voltarem à Sicília.


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet