São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Condenação de Charles Taylor pela Corte Penal de Haia complica a modelo Naomi Campbell

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 26 de abril de 2012.

Ditador sanguinário



Charles Taylor ficou conhecido no mundo das celebridades e do gossip por ter dado, num jantar na residência de Nelson Mandela, um "diamante de sangue" para a modelo inglesa Naomi Campbell. Tudo testemunhado, reprovado e denunciado por Mia Farrow.

No mundo real, Charles Taylor foi um sanguinário ditador liberiano que se manteve no poder de 1997 a 2003, quando fugiu para a Nigéria para não ser executado pelos rebeldes da Liberianos Unidos para a Reconciliação e a Democracia (Lurd) .

Em 2006, Taylor foi preso por ordem da Corte Penal de Haia. E acaba de ser condenado por crimes de guerra e contra a humanidade. Taylor entregava armas de fogo e munições aos guerrilheiros da Revolutionary United Front (RUF) de Serra Leoa. Em troca das armas, recebia diamantes, abundantes na vizinha Serra Leoa. Os diamantes eram vendidos pela Máfia israelense-ucraniana, com parte do pagamento feito em armas e das munições.

A RUF foi responsável pela guerra civil em Serra Leoa. Uma guerra iniciada em 1992 quando, por golpe de Estado, assumiu o poder Valentine Strasser.

A guerra civil de Serra Leo, com dezenas de milhares de mortos e mutilados, só terminou com a intervenção das Nações Unidas em 2001: a ONU permaneceu em Serra Leoa até o final de 2005.

Ao assumir o poder na Libéria em 1997, Taylor começou a confundir o público com o privado e se apossou das riquezas naturais do país, estabeleceu negócios comerciais com a Máfia israelense-ucraniana dos diamantes e, com relação à madeira de lei da Libéria, com as Tríades Chinesas (máfias chinesas).

Como informou em maio de 2010 Massimo Alberezzi, há anos radicado na África para cobertura de guerras, a RUF, um grupo sem ideologia organizado em 1991, controlava as minas de diamantes de Serra Leoa.

A motivação da decisão da Corte Penal de Haia, com competência para julgar os crimes contra a humanidade, será conhecida nos próximos dias.

Pano rápido. Sobre diamantes, Naomi Campbell mostrou toda sua insensibilidade e o filme Blood Diamonds mostra como atuam as máfias de pedras preciosas.


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet