São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

A prisão de George Clooney

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 16/3/2012


O objetivo é chamar a atenção












O Tribunal Penal Internacional (TPI), em 12 de julho de 2010, decretou a prisão preventiva do sanguinário ditador do Sudão, Omar al-Bashir, por crimes de genocídio. Omar al-Bashir está no poder desde 1989. Segundo o Ministério Público que atua junto ao TPI, ele deu apoio e aval à milícia denominada Janjawid para exterminar em 2003, na violenta Darfur, suspeitos de apoiarem movimentos autonomistas, em especial o grupo armado Movimento pela Justiça e Equidade (JEM).


Agora, Omar al-Bashir impede que alimentos e medicamentos, enviados por ajuda internacional, cheguem à população que vive na região de Núbia, na fronteira com o Sudão do Sul.


Em razão da determinação desumana do ditador do Sudão, operadores e organizações humanitárias realizaram hoje, em Washington, um protesto, com a participação do ator George Clooney, que já esteve há poucos dias denunciando as atrocidades no Congresso dos EUA.


O ator George Clooney acabou preso e algemado pela polícia. Na ocasião, o ator carregava um cartaz com os dizeres: “Sudan: Stop Weapons of Mass Starvation”.


Clooney sorria ao ser preso, pois, como declarou, o importante era chamar a atenção — do presidente Barack Obama em especial — para a grave situação no Sudão. Clooney avisou que “haverá um desastre humanitário caso os alimentos não cheguem em até três meses à população”.


Pano rápido. O ditador Omar al-Bashir, apesar do mandado internacional de prisão, circula livremente pela África. Contra a prisão e o mandado de captura internacional, manifestaram-se a Liga Árabe, a União Africana, Rússia e China. A última reeleição de Omar al-Bashir, sob odor de fraude, ocorreu em abril de 2010. O Sudão é membro da Liga Árabe, OCI, UA e é associado à União Europeia. Tudo isso porque possui petróleo e um sistema de oleoduto que passa pela capital Kartum (segunda maior cidade) e atinge o denominado Port Sudan, principal porto marítimo do país.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet