São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Panetone de coca no Natal boliviano

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 19 de dezembro de 2011.


Evo Morales, exibe folha de coca em Assembléia da ONU



Até agora, foram confeccionados 5 mil panetones de farinha de coca.



Na receita, ovos, açúcar, frutas cristalizadas e uvas passas. .



Para acompanhar o doce panetone ( o suco da folha é amargo), recomenda-se chá de coca, ou seja, infusão feita com a milenar folha andina, mascada, para suportar as altitudes, pelos índios da região desde o tempo imemoriais. .



A produção é da Ebococa, empresa boliviana comunitária que faz parte do projeto que o governo Evo Morales mantém com o apoio financeiro da Venezuela do presidente Hugo Chávez. .



A meta do projeto é retirar da Convenção das Nações Unidadas de 1961 a proibição do consumo da folha de coca. .



Como já explicou Evo Morales, da tribuna do palácio de Vidro da ONU, não se deve confundir a folha de coca, sagrada entre os índios, com o prejudicial cloridrato de cocaína, proibido, quer o uso, quer o tráfico, e tipificado como crime pela legislação boliviana. .



Na embalagem do panetone de coca da Ebococa consta a relação dos elementos nutritivos do produto e decorrentes da coca: cálcio, sais minerais, vitaminas e componentes digestivos. Além do emprego na indústria da alimentação, a folha de coca, vendida em mercados abertos, é empregada na elaboração de remédios, sabonetes e dentifrício: na região andina foram examinados espólios de membros de tribos antigas de mastigadores de coca e se observou que não tinham cáries nos dentes. .



O panetone de coca será a atração da “Feira da Coca e do Controle Social” a ser aberta nesta semana no maravilhoso Parque Nacional de Lauca, banhado pelo rio binacional (Chile-Bolívia) Lauca. Na ocasião, serão degustados o supracitado panetone e o tradicional chá andino de coca. .



A feira é organizada por seis federações de trabalhadores do chamado Trópico de Cochabamba. Estará presente o presidente Morales, que já foi líder dos cultivadores de folha de coca da região do Chapare. .



Para Martin Leva, responsável pela feira, “ é importante demonstrar à Organização das Nações Unidas que a folha de coca pode ser útil na produção de alimentos e de remédios”. .



Para especialistas, a mastigação de coca, em estado natural e quantidade limitada, não causa danos à saúde e nem gera dependência química ou psicológica. .



Pano Rápido. Por coincidência, a Bolívia está sendo visitada por integrantes do JIFE (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes), um órgão da ONU, criado por pressão norte-americana para controlar, fiscalizar, nos países membros e signatários da velha e até agora imutável Convenção de 1961, o cumprimento das suas normas. .



Os membros do JIFE foram recebidos por Morales que os levou a uma cerimônia onde se celebra “a importância da folha de coca para a cultura indígena e para o povo boliviano” .

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet