São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Jovens egípcios voltam à praça Tahir na sexta-feira e dizem que é para salvar revolução de 25 de janeiro

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 24 de maio de 2011.


Na próxima sexta-feira os jovens egípcios votarão à praça Thair, berço da Revolução de 25 de janeiro.



Praça Tahir





Eles falam, pela boca de lideranças estudantis e trabalhistas, que precisam salvar a Revolução de 25 de maio, que está sendo desvirtuada e não conduzirá à democracia e nem restabelecerá as liberdades públicas. A revolução mencionada terminou com mais de 30 anos da ditadura de Horny Mubarak.



Para os jovens democratas, a transição conduzida pelo Exército está em ritmo lento e eles desconfiam que os militares manobram para proteger Mubarak, que renunciou em 11 de fevereiro passado e se encontra em prisão domiciliar no balneário turístico de Sharm-el-Sheikh.



Apenas para recordar, Mubarak, um oficial do Exército, era vice-presidente do Egito quando, em 1981, um extremista matou o então presidente Anwau Sadat. Em razão do assassinato, Mubarak assumiu o poder em 14 de outubro de 1981 e, sempre com odor de fraude, reelegeu-se em 1987, 1993, 1999 e 7 de novembro de 2005.



Para tentar acalmar os jovens e evitar movimentos de protestos em praças e ruas, o procurador geral da República, chefe do ministério Público, acaba de expedir uma nota à população.



Na nota, o procurador comunica que Mubarak e os filhos Alaa e Gamal, que estão encarcerados, responderão perante a Justiça do Egito por crimes de (1) homicídios, consumados em face de repressão contra cidadãos que participavam de protestos pacíficos pelo retorno à democracia, (2) abuso de poder, (3) lesões corporais e (4) desvio de verbas públicas.



A nota do Procurador não surtiu o efeito esperado pelo procurador e pelos militares.



Os jovens mantiveram o protesto agendado para a próxima sexta-feira e circulam panfletos com a frase que dá a medida da indignação popular: “Devemos salvar a revolução”.

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet