São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Drogas. Hillary Clinton compara México à Colômbia de Pablo Escobar. Duas novas tragédias.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 10 de setembro de 2010.

.

1. Para a secretária de Estado Hillary Clinton, o México pode ser comparado com a Colômbia de cerca de 20 anos atrás. Isso pelo crescimento da violência decorrente da atuação dos cartéis de drogas.



Não bastasse essa fala de Hillary Clinton, o presidente Felipe Calderón acabou de receber informações sobre duas novas tragédias: uma chacina e a eliminação do prefeito de El Naranjo, Alexander Lopez Garcia.



Em duas fossas clandestinas foram encontrados 37 cadáveres.



Na primeira cova estavam empilhados 25 corpos que, como os outros 12 da fossa menor, tinham sido chacinados.



A outra tragédia foi o fuzilamento, por quatro encapuzados, do prefeito da cidade de El Naranjo, no estado de San Luis Potosi. O prefeito foi executado no interior do seu gabinete de trabalho.



2. Os 37 cadáveres foram descobertos pela polícia mexicana por indicação de Mauro Gonzalez, apelidado de “El Coyote”, que virou colaborador da Justiça depois da prisão, em 30 de agosto passado, do seu chefe Edgar Valdez La Barbie.



O potente cartel de La Barbie tem raízes nas cidades de Tlaltizapán e Puente de Ixtla. São cidades próximas à Cidade do México e pertencem ao estado de Morelos.



Com os 37 cadáveres em duas fossas clandestinas, o governo Calderón logrou, em menos de uma semana, descobrir duas grandes chacinas: no mês de agosto verificou-se a chacina da cidade de San Fernando, província de Taumatipas: 72 vítimas, com um brasileiro identificado e autoria atribuída a integrantes do cartel Los Zetas.



Segundo Calderón, a execução do prefeito de El Naranjo, Lopez Garcia, foi um “ato covarde e criminoso”. Como não tinha nada a dizer de útil, soltou duas obviedades.



3. Nos quatro anos de mandato e até 31 de agosto deste ano 2010, o presidente Calderón, com a sua equivocada e irresponsável War on Drugs, contabilizou, 28.361 mortes. Destas, 70% das vítimas eram civis de ficha e conduta limpas. Dentre os mortos estão 900 mulheres, 90 crianças e 30 jornalistas.



Antes do prefeito de El Naranjo, em agosto nos dias 18 e 29, os prefeitos das cidades de Santiago (estado Nuevo Leon) e de Hidalgo (estado de Tamaulipas) morreram metralhados pelos cartéis.



Lopez Garcia, de 35 anos, assumiu o cargo de prefeito de El Naranjo em outubro de 2009 e pertencia ao Partido Revolucionário Institucional (PRI).



4. Depois da fala de Hillary Clinton, o secretário-conselheiro da Segurança Nacional mexicana distribuiu uma nota e nela consignou que não concordava com a afirmação da secretária de Estado norte-americana.



Segundo o referido conselheiro Alejandro Poiré, “existe uma diferença sobre o que teve de afrontar a Colômbia e aquilo que está ocorrendo hoje no México”.



Para Poiré, os cartéis colombianos conseguiram se infiltrar nas instituições: referia-se a Pablo Escobar, líder do cartel de Medellín, que se elegeu deputado e morreu em dezembro de 1993 num confronto solitário com o bloco de buscas especiais (treinado pela DEA norte-americana e com uso de equipamento de interceptação de espectro eletromagnético made in USA).



O conselheiro parece ter esquecido que o ex-czar antidrogas da Presidência da República, general Gutiérrez Rebollo, fora preso e condenado por haver se aliado aos cartéis.



Fora isso, Raúl Salinas enviou 58,3 milhões de narcodólares para a sua conta corrente em banco suíço.



Raúl, é irmão do ex-presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari (1988-1994) e atuou, durante o mandato presidencial, como uma espécie de “embaixador” dos cartéis.



PANO RÁPIDO. Para o jornal Washington Post, o pronunciamento de Hillary Clinton demonstra a crescente preocupação e a ansiedade da administração Barack Obama pela situação mexicana, que seria capaz de criar instabilidade na América Central.



Só faltou o jornal lembrar que, quanto aos EUA, os cartéis mexicanos mantêm representantes em 200 cidades.

Wálter Fanganiello Maierovitch


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet