São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Berlusconi imita Serra. Premier processado criminalmente por peserguir jornalistas.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 19 de março de 2010.



Como dizia Neném Prancha, filósofo dos vestiários do Botafogo, o mundo, como a bola num jogo de futebol, dá voltas e surpreende.



Os magistrados do Ministério Público da cidade adriática de Trane determinaram a realização de escutas telefônicas de pessoas suspeitas. Por acaso, um dos suspeitos conversou 13 vezes com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.



No desdobramento das investigações descobriu-se que Berlusconi pressionava o diretor da rede pública italiana de televisão (TG1-RAI), Augusto Minzolini. E também o presidente da agência de veiculação de anúncios, Giancarlo Innocenzi. A sua meta era tirar do ar os programas Annozero, conduzido por Michele Santoro, e Ballarò, cujo âncora é Giovanni Floris. Os dois programas de debate são recordistas de audiência e os jornalistas conhecidos pela independência.



Os representantes do Ministério Público de Trane iniciaram processo criminal contra Berlusconi por crimes de concussão (obtenção de vantagem indevida) e ameaça.



Berlusconi, desesperado, acionou o seu ministro da Justiça, Angelino Alfano. Este, arbitrariamente, enviou inspetores a Trane para saber o teor das gravações.



O procurador-chefe do Ministério Público de Trane não recebeu os inspetores por se tratar de questão sigilosa, do interesse do Estado italiano.



O Conselho Superior da Magistratura confirmou a decisão que recusou a inspeção.



PANO RÁPIDO. Às vésperas de uma eleição regional, Berlusconi entra em desespero.



No Brasil, é público e notório que José Serra, atual governador de São Paulo, costuma pedir a cabeça de jornalistas que o criticam. Em breve, poderá virar o Berlusconi brasileiro. Talvez tenha de pedir ajuda ao bicheiro Ivo Noal para que seu filho converse com aquele “ex-sócio”.

Wálter Fanganiello Maierovitch


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet