São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

G8+G5+ Egito. Prossegue o

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 9 de julho de 2009.

Berlusconi em vinheta do jornal alemão Stern.

Pelo jeito, os temas da agenda do primeiro dia do G8 não estavam atraentes para os jornais europeus. Eles preferiram ironizar o premier italiano Silvio Berlusconi, presidente da summit, e que passou recibo.




Berlusconi ficou nervoso com as vinhetas publicadas. E furioso com o comentário do jornal inglês The Guardian.

Segundo o Guardian, em breve a Itália sairá do G8. Motivo: não estará entre os sete países mais industrializados do planeta. E o jornal anunciou a Espanha, com melhores resultados, como substituta da Itália, cuja decadência é atribuída a Berlusconi.



Para Berlusconi, ocorreu provocação por parte de “um pequeno jornal”.


Hoje, o summit passará a G14, ou melhor, G8 + G5 e + Egito. O tema inicial de amanhã versará sobre Desenvolvimento nos Países Pobres.



Dois outros temas importantes fecharão a agenda da quinta-feira: clima e comércio global.



O presidente da Itália, o respeitado Giorgio Napolitano, receberá, amanhã, os participantes do encontro para um lauto almoço. Lógico, regado a vinho Trebbiano, da região do Abruzzo, onde, na cidade de L'Aquila, transcorre a summit.


Como já registramos em "post", as primeiras-damas não cruzarão com Berlusconi. Assim, não ocorrerão constrangimentos, e nem oportunidade para Berlusconi fazer cafajestadas.



PANO RÁPIDO.


Meus avós, Bernardino e Margherita Fanganiello, nasceram na região dos Abruzzo: com a divisão administrativa feita quando já estavam no Brasil, o local de nascimento passou a pertencer a Molise.


. A minha saudosa avó fazia, nas “esmeraldinas manhãs” (só um palmeirense pode entender o significado da expressão), o “rigatoni con zucchine e pistilli di zafferano abruzzese”. Esse prato tradicional foi servido, no almoço do primeiro, aos chefes de Estado e de governo que participam do G8.



O segundo prato do almoço foi carne: “vitello alle erbe aromatiche degli Abruzzi”.



Imagino que, depois de saborear o “vitello”, o presidente Barack Obama vai ter dificuldade em terminar um hambúrguer do McDonald's.

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet