São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DIREITOS HUMANOS: a confusa identificação do carrasco nazista do campo de concentração de Sobibos

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 12 de março de 2009.

Ivan, o terrivel ?

Ivan, o terrível. Assim era chamado o carrasco do campo de concentração nazista de Sobibor, na Polônia. Ele foi o responsável pela eliminação de 29 mil hebreus que estavam confinados no campo de Sobibor.


. Ontem, na cidade alemã de Munique (Baviera), a Justiça expediu um mandado de prisão contra John Demjanjuk, de 86 anos e que é cidadão norte-americano naturalizado.


Para a Justiça de Munique, Demjanjuk seria o carrasco Ivan, o terrível, responsável por 29 mil mortes no campo nazista de Sobibor, entre março e setembro de 1943.


A Justiça de Israel não teve a mesma certeza. Em 1993 e Demjanjuk acabou absolvido processualmente por insuficiência de provas. No processo criminal que tramitou pela Justiça de Israel houve dúvida quanto a ser ele o carrasco alcunhado de Ivan, o terrível.


Demjanjuk tinha chegado nos EUA em 1952. Trabalhou como metalmecânico em Cleveland (Ohio) e logrou obter a cidadania. Em 1986 foi preso nos EUA. Teve no mesmo ano a cidadania cassada e restou enviada para Israel, que solicitara a extradição.


No processo crimnal que tramitou perante a primeira instância da Justiça de Israel, Demjanjuk recebeu condenação à pena de morte, pois dado como responsável pelos extermínios no campo de Sobibor.


Em sede de apelação, no entanto, o Tribunal de apelação de Israel emitiu decisão absolutória, pela insuficiência da prova da sua identidade. Absolvido, ele retornou para os EUA.


De volta aos EUA em 1993, Demjanjuk readquiriu a cidadania norte-americana em 1998, em face da absolvição em Israel.


No entanto e desde 2005, nos EUA, a sua situação voltou a se complicar.


Uma corte de Justiça dos EUA entendeu, com base em documentos de 1952, quando ele lá chegou, ter Demjanjuk mentido sobre a sua verdadeira identidade e ser natural da Ucrânia. A decisão da corte foi confirmada em recurso, no ano passado.


Agora, com a ordem de prisão expedida pela Justiça de Munique, ele poderá ser extraditado. Só que agora para a Alemanha e a fim de responder a processo criminal.


Pela decisão lançada em Munique, “existem provas de Demjanjuk” ser o carrasco de Sobibor.
Wálter Fanganiello Maierovitch


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet