São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

CAMORRA: fuga espetacular do chefão que se fingia de cego.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 13 de janeiro de 2008.

Fuga pelo bueiro.

Giuseppe Setola, de 38 anos, encabeça o elenco dos camorristas mais procurados pelas policia e Justiça italianas. Ele faz parte do braço da Camorra da italiana cidade campana de Casal di Príncipe, que é considerada a capital mundial da contrafação de roupas e acessórios grifados.


A propósito, a organização casalesi (de Casal de Príncipe) é mostrada no filme Gomorra, que está em cartaz e concorre ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme é baseado na obra do jornalista Roberto Saviano. Só para lembrar, a atriz Angelina Jolie já apresentou uma festa do Oscar com vestido feito em Casal di Príncipe, pela Camorra.


Setola tinha conseguido uma decisão judiciária para aguardar, em prisão domiciliar, a solução dos processos criminais a que responde.


Essa decisão baseou-se num laudo médico elaborado por perito judicial. Para o perito, Setola estava quase cego e não mais podia circular sem ajuda. Assim, segundo o perito, estava impossibilitado de continuar sua atividade de “chefe dos soldados” da camorra casalesi.


A decisão foi lançada na última primavera italiana e revogada quando se comprovou que o laudo pericial era de conteúdo falso. Setola fora filmado a dirigir uma motocicleta e a executar vários homicídios. Dois colaboradores de Justiça, ex-membros da Camorra, dedo-duraram Setola. Mais ainda, Setola demostrou boa-pontaria, com disparos realizados numa moto em movimento. Nas fugas, demonstrava habilidade na condução da referida motocicleta.


Hoje, a polícia localizou o esconderijo de Setola: pequeno apartamento, num condomínio residencial. O local foi cercado por policiais fortemente armados, pois Setola é perigosíssimo e sua folha de antecedentes mostra estar acostumado a resistir às prisões à bala.


O cerco policial fechou-se e a porta do seu apartamento-esconderijo, no piso térreo, arrombada. Não foi elw encontrado, embora tenha atendido o interfone do apartamento, quando já realizado o bloqueio policial.


Com efeito. Os policiais descobriram que Setola havia escapado pelo bueiro de recolhimento de águas pluviais, localizado no pátio do condomínio. No seu apartamento, havia sido escavado um túnel (12 metros de extensão) que levava ao pátio externo, ao lado da tampa do bueiro do condomínio.


A esposa de Setola acabou presa, no apartamento.

PANO RÁPIDO. O leitura do livro Gomorra é fundamental para quem quiser ter noções básicas sobre criminalidade de matriz mafiosa-camorrista. O episódio Setola, no campo judiciário, mostra o poder corruptor do crime organizado. Com a palavra, Daniel Dantas.
--Wálter Fanganiello Maierovith--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet