São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGAS: Violência antecipa missa do Galo no México.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 27 de dezembro de 2008.


A cidade mexicana de Juarez, que faz fronteira com a norte-americana El Passo (Texas), candidata-se a fechar 2008 como a mais violenta do mundo. Até agora, ocorreram cerca de duas mil mortes violentas e relacionadas com o narcotráfico.


Nessa cidade atua o cartel de Juarez que, ao lado dos de Tijuana, Golfo, Sinaloa e Sonora, é forte distribuidor de cocaína de origem colombiana para os mercados consumidores norte-americano e mexicano.


Em razão da violência, a missa do Galo não foi celebrada às 24 horas, conforme a tradição católica romana. O bispo da diocese, Renato Ascencio Leon, autorizou a antecipação da missa para as 19 horas e os paroquianos sentiram-se mais aliviados. A cidade de Juarez fica no Estado de Chihuahua e conta com mais de 1,2 milhão de habitantes. Chamou a atenção da comunidade internacional, a partir de 1993 e num arco de cinco anos, pelo assassinato de 200 mulheres. Importante centro manufatureiro, Juarez é considerada, além da atuação do cartel, uma das “portas de entrada” de clandestinos para os EUA.


--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet