TERROR. Não existe a milícia Mujahedin do Deccan. Na mira, ogrupo Lakshar Taiba
Por Wálter Fanganiello Maierovitch
IBGF, 28 de novembro de 2008.
 |
Chhatrapati Shivaji Terminus de Mumbai. |
Para os 007 dos serviços secretos ocidentais e para os especialistas em estudos sobre o fenômeno representado pelo terrorismo internacional, não existe a milícia Mujahidin do Deccan.
Esse nome fora usado como despiste, ou seja, de uma milícia a indicar que provinha do sul do país: Deccan é região sul. A referida milícia assumiu, por internet (cyber-terror), a responsabilidade pelos ataques iniciados no período noturno da última quarta-feira, em Mumbai, capital econômica da Índia.
Os serviços secretos ocidentais que apóiam os da Índia, que são descentralizados e sem um órgão central de coordenação, apontam o dedo para o histórico grupo Lakshar-e-Taiba, fundado no Afeganistão em 1991 e, há dois anos, ativo na cidade paquistanesa de Lahore.
Tal grupo fundamentalista islâmica é afiliada da Al Qaeda e atua na Caximira. A cidade de Lahore é distante de Mumbai e próxima à Caximira.
Para os 007 ocidentais, os ataques em Mumbai, por um grupo terrorista composto por jovens entre 20 e 25 anos, não representaram surpresa. Há três meses, bombas, do terror islâmico, já tinham explodido em Nova Delhi e de Ahmedabad a Bangarole. Isso era indicativo do início de temporada de ataques.
Ao contrário do divulgado ontem pelo governo indiano, a milícia não chegou apenas pelo mar Arábico. ,br>
Um contingente de apoio estava em terra e orientou e guiou o grupo-de-fogo (este desembarcou por mar) até os locais pré-designados para os ataques, como os hotéis Taj e Oberoi, o Leopold´s Café (ponto de encontro de turistas ocidentais), o Cama Hospital, etc.
Pano Rápido. O certo é que os serviços secretos da Índia nunca foram eficientes. Não sabem se antecipar e projetar, diante de informes, situações de risco.
Só para lembrar, a premier Indira Gandhi foi assassinada.
O seu sucessor e filho, Rajiv Gandhi teve o mesmo destino. Sonia Gandhi, esposa de Rajiv, percebeu que teria a mesma sorte da sogra e marido quando se dispôs a assumir o cargo. Um forte e violento movimento fundamentalista hindu ameaçou-a em razão de Sonia ser estrangeira, ou seja, nascera na Itália: o cargo foi ocupado por Manmohan Singh.
--Wálter Fanganiello Maierovitch—
|