São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Ministro Nelson Jobim, segundo Jorge Bastos Moreno.

Por JORGE BASTOS MORENO//O Globo.

IBGF, 24 de setembro de 2008.




Reprodução da coluna do jornalista Jorge Bastos Moreno, publicada no jornal O Globo, com "Pano Rápido" de Wálter Fanganiello Maierovitch.

“Caro Jobim, foi bom para você também?

Desde o tempo dos seus banhos noturnos no Xingu que o Jobim das Selvas vem matando a cobra. Agora virou a própria cobra e passou a dar paulada na mídia.

Na semana passada, Jobim faltou ao trabalho por causa de uma alergia provocada por uma indisposição gástrica.

Agora, descobre-se que o ministro está com alergia à democracia. Sua proposta de obrigar o repórter a revelar a fonte só pode ser fruto de uma idiossincrasia, e, como tal, requer um tratamento extremo: uma traqueostomia, para que ele volte a respirar os ares do seu belo passado constitucionalista. Jobim quer medir a mídia com a sua própria régua: guardou durante anos, como fonte de si mesmo, os segredos de ter adulterado votações da Constituinte e, recentemente, traído pela vaidade, acabou entregando a própria fonte, só pelo prazer de exibir os poderes que tinha na época.

Conheço profissionalmente Jobim há mais de 20 anos, antes mesmo de a Adrianne começar a mandar nele, e sou testemunha da sua retidão. Ele foi uma das minhas melhores fontes.

Portanto, ministro, é bom parar por aí! Se a lei me obrigar a revelar, retroativamente, minhas fontes, nós dois cairemos.O senhor, por tudo o que já me disse. E eu, por ter publicado no jornal. O pacto sempre foi bom para nós dois.”


PANO RÁPIDO: uma pergunta que não quer calar: quando o ministro Jobim, que mentiu com relação a equipamentos da Agência Brasileira de Inteligência e, com isso, levou o presidente Lula a afastar o delegado Paulo Lacerda (diretos da agência), receberá cartão vermelho ?

Para isso, basta Lula avaliar, com base no currículo, o seu padrão ético.

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet