São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGAS: Campanha vitoriosa na Califórnia.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 27 de agosto de 2008.


Que tal um governo conseguir economizar, --em termos de despesas com saúde pública--, US$86 bilhões num arco de 15 anos ?

Nada impossível. Aconteceu no estado da Califórnia, graças aos resultados obtidos por uma persistente e racional campanha antifumo, que contou com orientação de especialistas em saúde pública.

A campanha, --com 15 anos de duração--, foi conduzida pelo Center for Tobacco Control Research and Education.,br>
Os expertos que elaboraram a estratégia antifumo afirmaram que miraram nos adultos e não nos adolescentes: -“ quando se consegue fazer uma pessoa adulta parar de fumar, de imediato se pode constatar benefícios em termos de reduções das patologias cardíacas”, comentou Stanton Glantz, diretor do californiano Center for Tobacco Control Research and Educatin.

Glantz revelou, ainda, que entre hum e dois anos, as pesquisas apontam para uma redução de incidência de tumores cancerígenos e doenças respiratórias, no adulto que pára de fumar.

Com a campanha, as indústrais tabagistas deixaram de vender cerca de 3,6 bilhões de maços de cigarros, o que representa perto de US$ 9,2 bilhões, isto entre 1989 e 2004.

Para ter idéia do mercado, as empresas tabagistas gastam, por ano e nos EUA, US$13 bilhões para conquistar novos fumantes de tabaco.
--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet