São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Drogas. México. Plan Mérida: 2700 mortos desde o início de 2008.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 25 de agosto de 2008.



Numa eleição presidencial marcada por fraudes, Calderon procurou conquistar legitimação ao seu mandato e viu na “war on drugas” a grande oportunidade para isso. Essa sua opção deveu-se às pesquisas que apontavam a violência urbana, causada pelas drogas ilícitas, como sendo a grande preocupação dos cidadãos mexicanos.

Calderon havia, na campanha, prometido combate aos potentíssimos cartéis mexicanos de drogas e à corrupção policial.

No dia seguinte à posse, colocou em prática o Plan Mérida, que tem o apoio financeiro e cooperação militar do governo Bush. Nos primeiros seis meses, Calderon ganhou popularidade e índices altos de aprovação. Agora, com inocentes mortos e aumento da violência em face da “war on drugs”, Calderon perdeu prestígio edespencou nas pesquisas. A a sua opção preferencial pela guerra é contestada, pois existem outras formas de contraste ao fenômeno das drogas.

Na sexta-feira passada, Raymundo Zamorano, chefe de polícia do estado de Hidalgo foi seqüestrado. No sábado, o seu corpo, crivado de balas, acabou encontrado por policiais.

Ainda no último final de semana, na capital do estado de Tabasco, ocorreram sete mortes no confronto entre agentes de polícia e traficantes de drogas. Defronte ao atacado comissariado de polícia de Villahermosa, capital do estado de Tabasco, faleceu baleado um policial e saiu ferida uma agente.

Na “war-on-drugs” mexicana, desde o início de 2008, foram mortas 2.700 pessoas. A maior parte, civis inocentes, alvejados nos tiroteios.

Pano Rápido. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, adepto do confronto em locais de concentração urbana, -- como ocorre nas favelas cariocas--, deveria ser informado sobre o que ocorre no México, na execução do Plan Mérida e em face de o México ter uma das polícias mais corrompidas do planeta.

-Wálter Fanganiello Maierovitch-


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet