São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

G8 começa no Japão com pauta explosiva.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 7 de julho de 2008.

eumesmo.nireblog.com

De hoje até quarta-feira, na verde ilha de Hokkaido (Japão), os sete países mais industrializados e a Rússia, por seus governantes, enfrentarão uma pauta que mistura questões como meio ambiente, ajuda aos países em via de desenvolvimento, eliminação de barreiras alfandegárias sobre alimentos, energia nuclear para fins civis, tec.


Nos intervalos reservados, os temas como meio ambiente, preços do petróleo e alimentos, cederão lugar às guerras e às insurgências pelo planeta: Iraque, Afeganistão, etc.

Hoje, o dia estará reservado à ajuda aos países em fase inicial de desenvolvimento, com foco especial e prioridade à África. Será proposta uma moção de repúdio a Robert Mugabe, o tirano que acabou de fraudar as últimas eleições no Zimbábue: ele está no poder há 28 anos.


O Japão, --sede do summit e que desde a primeira crise do petróleo nos anos 70 investiu em energias alternativas, a economizar com petróleo e energia elétrica--, tem uma proposta ousada para considerações no curso do G8: cortar em pelo menos 50% as emissões do CO2 (gás carbônico), até 2050. O gás carbônico está entre os precursores do efeito estufa, ao lado do metano (CH4) e do óxido nitroso (N20).


O papa, no domingo, pegou uma carona na agenda do G8 e cunhou a frase “do alimento à energia, lutar em favor dos pobres”. Bento XVI, também, pediu aos governantes um espírito de “generosidade e clarividência”.

PANO RÁPIDO. Enquanto o primeiro ministro japonês, Yasuo Fukuda, desdobra-se para colher resultados significativos, a primeira-dama Kiyoko cumprirá uma longa agenda com as esposas dos chefes de estado e de governo que acompanham os esposos. Não faltarão quimonos para a tradicional cerimônia do chá. Debutarão no G8 as esposas do presidente da Rússia e do premier britânico. A grande ausente será a elegante Carla Bruni, esposa do presidente francês e ex-topmodel.

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet