São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

FAO. Os bastidores do encontro mundial para a Agricultura e Alimentação.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 4 de junho de 2008.




Roma, que abriga a sede da agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) , experimentou, durante o dia de ontem, climas variados.


Um clima de festa, quando da abertura da conferência que terminará na próxima quinta-feira. Um “summit” concorridíssimo e que conta com 5 mil delegados, 183 países participantes e grande quantidade de chefes de governo e de estados.


O clima de tensão decorreu dos destemperos, matinais e vespertinos, do presidente iraniano Ahmadinejad, que andou pelo Coliseu e escadarias da Trinità dei Monti a panfletar contra Israel. Não bastasse, declarou numa coletiva que, em breve, Israel será apagado do “mapa mundi”. >


Para complicar ainda mais quis envolver os europeusnas suas posturas racistas: - “ Nós sabemos que os europeus não amam os judeus e não querem que vivem na Europa. Nós já nos demos conta disso . . .”


A reação veio a cavalo, como se diz entre os romanos. Na maravilhosa praça de Campidoglio, obra de Mochelangelo, o jornal italiano “Il Reformista” organizou protesto contra Ahmadinejad, dado como tirano por não dar liberdade ao povo iraniano. Pegou carona o embaixador de Israel e os judeus residentes em Roma.


No final da tarde, esperava-se tempo fechado e quente pelas bandas do Hilton Hotel, onde funciona o restaurante mais caro da Europa, o La Pergola: lá trabalha o cozinheiro considerado o melhor do mundo, que é alemão e não italiano.


O Hilton Hotel foi praticamente blindado. E nunca se viu, na Itália e por metro quadrado, uma tão grande concentração de policiais, todos fortemente armados e equipados com comunicadores de freqüência privativa.


Ao contrário da previsão, o clima desanuviou quando Ahmadinejad, em encontro com empresários italianos, disse que só falaria de negócios. Nada mais, porque, na Europa, a Itália é a maior parceira comercial do Irã, com 6 bilhões de euros circulados só em 2007.


--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet