São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Maconha Tom Cruise, a última novidade.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

IBGF, 7 de abril de 2008.

O ator Tom Cruise está enfurecido.

Ele descobriu que na Califórnia está sendo vendida, para finalidade terapêutica, uma marijuana com fortíssimo princípio ativo (tetra-hidro-canabinol) e que leva o nome "Tom Cruise Purple".

Tom Cruise.


A erva é vendida em embalagem com a fotografia de Tom Cruise, evidentemente sem a sua autorização. Para agravar a siutação, todas as fãs sabem ser ele adepto do "scientology", que se opõe ao uso de drogas e psicofarmacos.

Na Califórnia, - como em mais outros 20 estados-federados -, existe uma lei estadual a admitir, para fins terapêuticos, o uso de maconha, com autorização médica. Várias cooperativas importam a erva canábica e colocam à disposição dos pacientes.

Por iniciativa do governo Bush e no chamado caso Angel Raich, a Suprema Corte de Justiça se manifestou no sentido de a competência para legislar sobre drogas ser exclusivamente federal.

Angel tinha um tumor no cérebro. Segundo relatou à época, chegou a usar uma centena de medicamentos antes de recorrer à marijuana, utilizada na forma de cigarro. Angel sustenta, com apoio do médico, que se trata da única terapia a terminar com as terríveis dores de cabeça. Mais ainda: ressaltou que em seu estado a lei admite o uso terapêutico.

A polícia federal norte-americana (FBI) invadiu a casa de Angel, realizou a sua prisão em flagrante e apreendeu a maconha encontrada. Para isso, baseou-se na lei federal e não deu a mínima para a estadual.

Na Califórnia, continuam as expedições de carteiras de saúde contendo registro de permissão para o paciente portador poder adquirir e usar maconha-terapêutica.

Isso evita que os pacientes sob tratamento, em especial pessoas idosas portadoras de artrite reumática, sejam presas pela polícia fumando nas praças.

Como a decisão da Suprema Corte não tinha por objeto cassar a lei da Califórnia, mas impedir o uso por usuário certo (Angel Raich), entendem os juristas, a decisão não afeta a vigência da lei da Califórnia.

Com efeito, Tom Cruise já contratou advogado para promover a ação judicial para preservar sua imagem e fixar indenização por dano moral.
Wálter Fanganiello Maierovitch.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet