São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Moqtada Al Sadr e a sua Al Qaeda xiita. Sétimo dia de ataques da mílícia de Moqtada.

Por Wálter F Maierovitch/Rádio CBN/Justiça e Cidadania

IBGF, 31 de março de 2008.

De Milão.
Moqtada Al Sadr, o imã xiita radiacl.


Neste mês de março, o presidente Bush comemorou com otimismo o quinto aniversário da invasão do Iraque.

. Para ele, a Al Qaeda do Iraque estava sendo implacavelmente derrotada e a milícia do imã xiita Moqtada Al-Sadr já era carta fora do baralho, ou seja, representava memória de uma batalha vencida.

Só para recordar, Al-Sadr é um fundamentalista xiita, filo-iraniano. Ele não aceita o governo moderado xiita, eleito em eleições consideradas fraudadas pelos invasores americanos e britânicos.

A partir de ontem (domingo, 30), Moqtada Al-Sadr passou a ser chamado pelos 007 ingleses e norte-americanos (CIA) de Bin Laden xiita. A comparação é ao fanático Bin Laden, um fundamentalista sunita, inimigo dos xiitas.

Moqtada Al-Sadr, como os soldados norte-americanos e ingleses sentem na pele, tinha feito um recuo estratégico. Reorganizou as suas milícias que, no sul do Iraque e no “bairro apelidado de Sadr City em Bagdá, combatem furiosamente, há sete dias , os soldados iraquianos que estão sendo apoiados pelos americanos e britânicos.

No sul do Iraque, a contabilidade registrada pelo alto-comando dos EUA foi trágica: 300 iraquianos mortos. Mais ainda, o exército iraquiano, formado e treinado pelos EUA, não é temido pela milícia de Al Sadr, que lhe está impondo derrotas no Sul, com mais de 150 soldados feridos, consoante balanço do referido 30 de março, ou seja, domingo último.

As batalhas mais sangrentas estão a ocorrer em Kut, Khadimiyak, Nassiriya e na cidade santa de Kerbala.

Para o premier iraquiano, Nouri al Maliki, a milícia Al Sadr é bem mais forte e articulada do que a Al Qaeda do Iraque, sob orientação da Al Qaeda central, de Bin Laden.

Pano Rápido. Como se pode perceber, o reaparecimento da milícia de Moqtada Al-Sadr não era o presente de quinto aniversário esperado por Bush, que sempre se surpreende com os adversários dados como vencidos.

--Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet