São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

GENOCÍDIO. Todos nós somos tibetanos. E o Dali recebe Nancy Pelosi. Vote na enquete.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 22 de marços de 2008.

Roma, 13,20hs.--Brasil, 9 ,20hs.

Segundo os especialistas europeus em multiculturalismo, a violência entre Tibet-China está longe de determinar.



Modestamente, acho que têm razão. A China está com dois discursos, um externo e outro interno.



Dalai e Nancy, foto do jornal La Repubblica.


Internacionalmente, o governo chinês acena com o fim do conflito, a tolerância com a minoria tibetana e o respeito aos direitos humanos. E os jogos olímpicos de Pequim serviriam, na geoestratégia estabelecida, para passar o discurso da abertura chinesa para a democracia. Parêntese: por isso o Bush, conforme revelou ontem, avisou que não deixará de comparecer aos jogos.



Internamente, o discurso é outro, com repressão pesada e prisão de monges e civis que continuam a se mobilizar em quatro cidades tibetanas.



A grande surpresa, --que os jornais europeus destacam hoje--, diz respeito à visita da presidente da Câmara dos EUA ao Dalai Lama ( já recebi gentil e fraterno e.mail a avisar que o título se escreve com minúscula, como o do papa. Agradeço, mais o Dalai é uma figura maiúscula para mim e a grafia, deixa pra lá.).



Nancy Pelosi visitou o Dalai Lama na sua residência em Dharamsala (Índia) e estava acompanhada de nove congressistas, todos democratas.



Para a imprensa, Pelosi foi incisiva: “- É o nosso destino ajudar a gente do Tibet. Se o mundo não se exprimir contra a China e os chineses do Tibet, então quero deixar claro que perderemos toda a autoridade moral para falarmos de direitos humanos”.



Aviso aos navegantes. Ontem, com frio de rachar e chuva forte, acompanhei curioso a manifestação em favor dos tibetanos, diante da estátua do Giordano Bruno, no Campo dei Fiori (Roma). Adorei a faixa e, em espírito, aderi a ela. Estava escrito, TODOS NÓS SOMOS TIBETANOS”


-Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet